quinta-feira, 30 de abril de 2009

VALE MAIS DO QUE DINHEIRO II...

Professor, Rodrigo, Rodrigão, arredondado, como preferirem ...
A convocação de fato, não importa, o que for usado, estará sendo usado para direcionar-se a uma "grande pessoa" . O que de melhor pode acontecer, é quando além de termos um professor, temos um amigo .
Me chamo Felipe, e pude ter a sorte, sim sorte, de ter aulas com o grande Rodrigão .
Em 2007, quando engressei no CEB São José, conheci o Rodrigo. As suas aulas eram sempre as mais esperadas da semana, pois eram divertidas, animadas, o conteúdo era absorvido de uma maneira diferente, aprendíamos nos divertindo . Bem, veio 2008 e o nosso terceiro ano. Fomos preparados para arrebentar nos vestibulares por aí. Foi o que fizemos. Por quê? Porque tínhamos conhecimento . A base recebida tornou-se fundamental, muitos souberam aproveitar o que tinham e quem tinham . Até então não tinha decidido o que queria da vida, sabia que gostava de biologia, mas queria algo a mais. Cheguei a conclusão de que seria Farmácia. Me inscrevi e quando recebi a notícia da concorrência, desanimei, praticamente desisti. Foi então que recebi um "oi, acorda" do Rodrigão. Ele me disse que se eu quisesse algo, eu deveria lutar por isso, que por mais difícil que fosse, eu conseguiria. Levantei a cabeça e fui adiante.
Fiz seis vestibulares, dentre universidades federal, estadual e privada. Passei nos seis. Hoje, eu estudo numa das melhores universidades do país, num dos melhores cursos de farmácia do país . Sim, foi o Rodrigão que me motivou, que me fez ver, que eu sou do tamanho do meu sonho . Eu consegui, graças a Deus. Você que está lendo, consiga, vá em frente, não desista. Você tem toda a capacidade do mundo para conseguir. Confie.
Em um dia que estiveres desanimado, deprimido, saiba que a melhor aula de Biologia que eu já tive na minha vida, foi no pior dia da vida do Rodrigão. Isso é ser capaz. Se você nunca teve uma aula com o Rodrigão, desculpa, mas não sabes o que perde .
Pessoas, a saudade é a maior prova que tudo valeu a pena e a amizade verdadeira é como nó de marinheiro: frouxa, mas não desata nunca !

Ser professor é ensinar, ser educador é cativar, ser professor educador é fazer a diferença . Bom pessoas, até a próxima .
_______________
Felipe Finger Banfi
Acadêmico do Curso de Farmácia
Universidade Positivo - Curitiba/PR
_____________________________________________________________
Pedi para que o Felipe me fizesse um depoimento, pois é um exemplo de um aluno que sabe o que quer, supera as dificuldades e com muito esforço e estudo está realizando seus sonhos, mas preciso corrigi-lo... pois você Felipe não foi e não é do tamanho do seu sonho, você sempre foi, e é maior que seus sonhos, por isso tenho certeza da realização de todos os seus projetos. Obrigado pelo carinho que sempre demonstrou por esse professor, é importante saber que uma parcela dos meus alunos(as) entendem os puxões de orelha, os discursos que muitas vezes são entendidos como "chantagens emocionais", mas que nada mais são do que uma imensa preocupação com o futuro de vocês alunos(as). Sou sem dúvida nenhuma um profissional feliz, que se sente realizado com a vitória de cada um de seus alunos... foi para isso que estudei, me formei, me dediquei e dedico a cada dia. Não tem sido uma tarefa fácil, mas seguindo o exemplo de meus pais, vou seguindo em frente sempre com fé que um dia as coisas irão melhorar, e cada professor, de cada sala de aula, em cada cantinho deste Brasil será valorizado, não por alguns, mas por todos os seus alunos. OBRIGADO A TODOS OS ALUNOS(AS) QUE ME PERMITEM SER O "PROF. RODRIGÃO". SEJAM TODOS EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO E VONTADE... POIS EU ACREDITO EM CADA UM DE VOCÊS...
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!
VALEU FELIPE!!! GRANDE ABRAÇO, E QUE DEUS O ABENÇOE CADA VEZ MAIS!
Prof. Rodrigão.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

VALE MAIS DO QUE DINHEIRO...

Professor...Agora estou na sala de informática da Unemat...E o mais incrível é que a minha maior vontade era de estar na sala de aula com você e meus colegas...Sabe apesar de ser muito bom estar aqui, meu coração fica apertado ao ver que não voltará mais o meu 3ªº...Injusto neh???Queria agradecer a você por tudo que me ensinou...Foi um ano marcante em minha vida...E muita coisa boa que eu aprendi veio de você..Obrigada mesmo...Espero que muita gente ainda possa ter o prazer de ser seu aluno...Afinal isso é uma honra ... Mas é pra poucos...AmoO muito você...E tô morrendo de saudade de você da tia Lúcia, Jorge, Dulcimar, Márcia, Olivia, Elvira, .... vocês professores não tem noção de tudo o que me ensinaram!!! Saudadeeeeees!
MSG ENVIADA POR DÉBORA ANTUNES EM 28.04.2009
__________________________________________________________
São estes tipos de manifestações de alunos e no caso da Débora, uma ex-aluna, que nos fazem sempre repensar nossa missão de educar. É importante saber que fazemos a diferença na vida de nossos alunos, que deixamos marcas (positivas) que serão levadas para sempre moldada no caráter de cada um que passa em minha sala de aula... Em nome desta querida aluna Débora, gostaria de agradecer o carinho de todos os alunos que já passaram ou estão nas salas de aula em que eu frequento... OBRIGADO PESSOAS!!!

VALE A PENA LER...

RESENHA:
Uma ação quase automática quando pegamos um livro pela primeira vez é abrir suas capas e ler o que as orelhas nos dizem sobre seu conteúdo e autor.
Em "Promessas do Genoma" as orelhas do livro nos induzem a uma pergunta: o que faz um cientista social nesta seara que deveria ser território exclusivo dos especialistas da biologia molecular e afins?
A resposta vem ao longo dos quatro capítulos da obra, na qual Marcelo Leite levanta o histórico do Projeto Genoma Humano (PGH), amplamente divulgado como a odisséia científica que revelaria o Livro da Vida através do seqüenciamento completo das letras do DNA de nossa espécie - A,T,C e G, iniciais das bases adenina, timina, citosina e guanina que se organizam nos cromossomos dos seres vivos para formar seu material genético.
Deixando para trás a euforia generalizada presente nas matérias de divulgação científica para o grande público, Marcelo Leite mergulha fundo nos artigos das revistas "Science" e "Nature" e, apoiado por ampla bibliografia de referência, constrói uma crítica consistente sobre a distância entre as expectativas criadas e os resultados efetivos do PGH até o momento.
As promessas do Genoma que dão título ao livro teriam ficado em sua maior parte nisto, na promessa, sem se tornar a "maravilhosa nova arma em nossa luta contra a doença" ou "a bola de cristal biológica que adivinhará o destino genético de todos nós" como esperavam alguns de seus entusiastas.
O que poderia ser uma grande decepção, pelo ponto de vista do autor, pode ser interpretado como uma oportunidade de reflexão, dado que a visão inicial dominante do PGH era o determinismo genético, a crença que os genes, por si só, comandariam tudo que ocorre em um organismo, a ponto de, segundo alguns deterministas, a própria natureza humana estar inscrita no genoma.
O livro se bate contra este determinismo, apontando nas fontes especializadas as informações oriundas do próprio PGH que falam contra esta auto-suficiência dos genes e destacando a importância das interações com o ambiente para a formação e desenvolvimento da vida, nos quais os genes teriam seu papel, mas não seriam os únicos atores.
No desenvolvimento dessa abordagem, a ciências sociais são tomadas como referência para resgatar a ciência natural, particularmente no caso a biologia, das limitações que lhe teriam sido impostas pela técnica, que teria restringido a investigação científica às possibilidades passíveis de verificação instrumental, deixando de lado todas as possibilidades cuja confirmação empírica exigisse procedimentos distintos do padrão de controle tecnológico adotado.
Ao final do livro, é possível que alguns leitores critiquem a impaciência do autor, lembrando que muitas descobertas só revelam seu potencial de realização no longo prazo, como a trigonometria dos filósofos gregos, hoje usada no cálculo das senóides elétricas que alimentam os transistores integrados dos computadores eletrônicos.
Outros, talvez, vejam os comentários do autor como um transpassar indevido das fronteiras de especialidades científicas, entendendo que biologia e sociologia estão mais distantes entre si como ramos do conhecimento do que o autor possa ter sugerido.
Seja qual for sua posição, o leitor, ao final, terá a resposta à pergunta feita pela orelha do livro. Marcelo Leite invade a seara dos geneticistas para propor o debate. E o debate é sempre saudável para todas as áreas do conhecimento, não importa sob que denominação sejam apresentadas.
_______________
Promessas do Genoma
Marcelo Leite
Editora Unesp243 págs.

terça-feira, 28 de abril de 2009

ANSIEDADE X PROVA

O Grito - obra de Edvard Münch (1983)

Fala pessoas... conversei sobre a ansiedade nas avalições com o 3° ano hoje, e claro, a ansiedade antes e até no início da avaliação é normal, o que não pode, é atrapalhar seu desempenho. Seguem então algumas dicas:

Antes:
* Estudar antecipadamente, prevendo a revisão e realização de provas sobre a matéria;
* Gerir o tempo disponível tendo em consideração as várias disciplinas;
* Definir objetivos em função da matéria a estudar e do tempo a dedicar a cada disciplina;
* Organizar a matéria a estudar para cada disciplina e recolher todos os materiais e apontamentos necessários;
* Verificar a velocidade de resposta a perguntas sobre a matéria (tempo da avaliação);
* Reservar um espaço de descontração e reflexão sobre a matéria entre a conclusão do estudo e a prova (aproveitar para jantar fora, sair com amigos, etc.).

Durante:
* Chegar na hora (um pouco antes, de preferência) e levar material suficiente: rascunho, canetas extra, borracha, calculadora;
* Evitar esclarecer dúvidas mesmo antes do exame (pode ser perturbador e gerar confusão. Quando se está predisposto à aprendizagem, os conteúdos são rapidamente absorvidos. Esclarecer dúvidas de forma desorganizada pode embaralhar o resultado do estudo prévio).
* Combater quaisquer formas de distracção para garantir a concentração durante a prova. Tentar controlar os fatores distratores internos, como os pensamentos negativos, e os externos como telemóveis, leitores de MP3 e tudo o que possa interferir com a realização da prova;
* Ler cuidadosamente o enunciado até ao fim, de forma a saber exatamente o que é pedido;
* Evitar responder sem um esquema prévio, sobretudo a perguntas de desenvolvimento;
*Evitar ficar paralisado, avançar para a próxima questão quando não souber responder a uma pergunta;
* Não desistir perante bloqueios;
* Rever o teste antes de o entregar, sempre que possível.

Depois:
* Esclarecer dúvidas surgidas durante a prova;
* Começar a preparação da próxima avaliação;
*Verificar os erros cometidos, depois da saída dos resultados.

Lembrem-se somos uma máquina biologicamante perfeita, que ao preferir o conforto do conhecido, deixa que a mente acabe criando a ilusão que precisamos controlar também o que nos é desconhecido. Mas não é bem assim, precisamos as vezes desacelerar nossa mente, para simplesmente fazer o que nos é possível.


ABRAÇOS AOS QUE SÃO DE ABRAÇOS... BEIJOS AOS QUE SÃO DE BEIJOS!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

CEBSJ... TEATRO.

CEBSJ - 1°MATUTINO - PEÇA: O AUTO DA BARCA DO INFERNO

GRIPE SUÍNA

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 39ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal, mas com vômitos e diarreia mais severos. No Brasil, gabinete criado pelo governo federal contra a gripe suína divulgou nota neste domingo um comunicado no qual descarta evidências de circulação do vírus no país. O Ministério da Saúde confirmou que a Secretaria de Saúde de São Paulo chegou a notificar o governo sobre a suspeita de que dois brasileiros que chegaram de uma recente viagem ao México apresentaram sintomas de gripe. Mas, segundo a nota, as análises iniciais indicam que os sintomas não estão relacionados com a doença. O paciente espanhol é o primeiro caso confirmado da doença na Europa, em meio a temores de que se torne uma pandemia, uma epidemia generalizada como a Sars, em 2003. Segundo a ministra Jiménez, o paciente visitou o México recentemente e está sendo atendido de acordo com os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele está respondendo bem ao tratamento, afirmou a ministra, e não está em estado grave. A UE deve realizar uma reunião de emergência com todos os ministros da Saúde dos países do bloco para discutir o combate à gripe suína no continente. A comissária europeia de Saúde, Androulla Vassiliou, pedirá à presidência da UE que essa reunião seja convocada "o mais breve possível". Os especialistas da Comissão Europeia acompanharam de perto a evolução do vírus durante o final de semana. O ministro das Relações Exteriores da Suécia, Carl Bildt, afirmou que é preciso evitar o alarmismo e aguardar uma avaliação mais precisa das autoridades de saúde. "Não deveríamos nos preocupar inutilmente até que saibamos realmente o que está acontecendo". O vírus da gripe suína identificada no México é do tipo influenza A --uma variação do H1N1-- e é transmitido de pessoa para pessoa. Ele possui material genético de vírus de aves, porcos e humanos, com elementos de vírus suínos europeus e asiáticos. A diretora da OMS, Margaret Chan, reforçou, neste domingo (26.04), a necessidade de todos os países adotarem medidas de prevenção à gripe suína. Segundo conselho do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, lavar as mãos é um dos principais meios para prevenir a infecção pelo vírus. De acordo com o órgão, esse vírus se dissemina entre as pessoas da mesma forma que o da gripe convencional, por meio de gotículas emitidas pelo espirro ou a tosse do doente. Por isso, é recomendável evitar o contato com pessoas infectadas --se estiver doente, evite grandes aglomerações, para não espalhar o vírus. É recomendável inclusive usar máscaras. Também é possível ser infectado ao tocar superfícies que contenham o vírus e depois levar a mão à boca, ao nariz ou aos olhos. Por isso, é preciso lavar as mãos com frequência, por 15 a 20 segundos, usando água e sabão ou até gel à base de álcool.

domingo, 26 de abril de 2009

ESCOLA MUNICIPAL SÃO DOMINGOS...

PROJETO VIRTUDES... Na Escola Municipal São Domingos, estamos trabalhando o Projeto Virtudes... Cada turma tem uma virtude a ser trabalhada com seu professor regente, no final do bimestre esse trabalho é repassado a toda a escola e compartilhado entre todos... Um sucesso! Sempre na busca de um aluno "melhor"... de uma sociedade "melhor"... de um futuro MUITO MELHOR!
A virtude é um traço de caráter que é valorizado socialmente. Uma virtude moral é um traço que tem valor moral associado. A virtude, tem origem na Grécia com a palavra areté, que também pode ser traduzida como excelência. Foi traduzida para o latim como virtus, que é a sua raíz em português. Vale salientar que nas culturas orientais a noção de virtude surgiu no séc. XX a.C. como a capacidade de realizar ou oferecer vida.
Virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem. Segundo Joaquim Clotet, é a forma de agir que enobrece a pessoa, que a aperfeiçoa. O contrário é o vício, que degrada ou destrói a pessoa.
De acordo com Aristóteles, as virtudes se aperfeiçoam com o hábito (Ética a Nicômacos. Brasília: UnB, 1992).
Sócrates propunha que:
"Tudo é conhecimento, inclusive a justiça, a temperança e a coragem - o que tende a demonstrar que certamente é possível ensinar a virtude" (citado por Shattuck R. Conhecimento Proibido. São Paulo: Companhia das Letras, 1998:20).Voltaire, em uma carta a Frederico, o grande, em 1737, escreveu que:
"a virtude, o estudo e a alegria são três irmãos que não devem ser separados".As principais virtudes listadas por André Comte-Sponville (Pequeno Tratado das Grandes Virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 1997) são: polidez, fidelidade, prudência, temperança, coragem, justiça, generosidade, compaixão, misericórdia, gratidão, humildade, simplicidade, tolerância, pureza, doçura, boa-fé, humor, amor.

MELHORE AS QUE VOCÊ JÁ POSSUI... CULTIVE AS QUE AINDA NÃO...

sábado, 25 de abril de 2009

DICAS DE ESTUDO...


AS AVALIAÇÕES FAZEM PARTE DA VIDA DO ESTUDANTE. PARCIAIS, BIMESTRAIS, OPTATIVAS...
ESTAR BEM PREPARADO É FUNDAMENTAL E UM DEVER DO ALUNO, NÓS PROFESSORES ESTAMOS SEMPRE COM VOCÊS...

Como Estudar

--------------------------------------------------------------------------------
Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.

Uma boa dica é não deixar tudo para a véspera. De fato, não é fácil conseguir motivação hoje, e começar a estudar para uma prova que só será daqui a 2 semanas. Mas isso, é só uma questão de reeducação de hábitos. Experimente tirar 2 horas de seus dias, para estudar o conteúdo das aulas dadas naquele dia. Com o tempo, você terá mais facilidade em compreender e memorizar toda a matéria, e ainda sentirá uma queda no nível de stress das vésperas de prova, quando o conteúdo se acumula, e você não sabe nem por onde começar a estudar. Com essa metodologia, o menos vai virar mais. A matéria estará sempre fresca na sua cabeça, e estudando menos, você estará aprendendo mais.

BONS ESTUDOS... PROF. RODRIGÃO!

TRABALHO EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO...


MAQUETES CONSTRUÍDAS PELOS ALUNOS DA 6° SÉRIE DO CEBSJ. EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO. GEO PROF. JORGE. PARABÉNS!!! LINDO TRABALHO!

Surgimento do petróleo

Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

Uso e derivados

Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Primeiro poço da história

O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.

Maiores países produtores de petróleo

Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, são considerados um dos maiores produtores mundiais.

Petróleo no Brasil

No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.

A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.

O petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil.

Tipos de petróleo:

- Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.

- Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.

- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.

- Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos.

- Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

AS BIMESTRAIS ESTÃO CHEGANDO...

DIFERENÇAS ENTRE CÉLULA ANIMAL E VEGETAL




cilc na imagem para ampliar.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

INFORMAÇÕES INÚTEIS

(obs: as informações abaixo não foram confirmadas)

- Se você gritar durante oito anos, sete meses e seis dias, produzirá energia sonora suficiente para esquentar uma xícara de café. (Acho que não vale a pena!)
- Se você soltar pum direto durante seis anos e nove meses, produzirá
gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica. (Agora sim!)
- A pressão produzida pelo coração humano ao bater é suficiente para espirrar sangue a uma distância de 9 metros.
- O orgasmo de um porco dura 30 minutos. (Na próxima encarnação, quero ser um porco!)
- Bater com a cabeça contra a parede consome 150 calorias por hora. (Hora de emagrecer!!!)
- Os humanos e os golfinhos são as únicas espécies que copulam por prazer. (É por isso que o Flipper está sempre sorrindo? E por que o porco não está incluído nessa lista???)
- De um modo geral, as pessoas têm mais medo de aranhas do que da morte.
- O músculo mais forte do corpo é a língua. (Hummmmmmmmmm...)
- O crocodilo não consegue mostrar a língua.
- A formiga consegue levantar 50 vezes o seu peso, puxar 30 vezes o seu peso e sempre cai para o lado direito quando intoxicada. (Por beber o quê??? O governo pagou por essa pesquisa???)
- Os ursos polares são canhotos. (Quem descobriu isso? Quem liga?!)
- A pulga consegue pular a uma distância correspondente a 350 vezes o comprimento do seu corpo. É como se um ser humano pulasse a distância de um campo de futebol.
- A barata consegue sobreviver por nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome. (Blééérrrghhh!!!)
- O louva-a-deus macho não consegue copular com a cabeça presa ao corpo. A fêmea inicia o ritual de acasalamento arrancando fora a cabeça do macho.
- Alguns leões copulam mais de 50 vezes por dia. (Na próxima encarnação, eu continuo querendo ser um porco... Mas, se não puder, quero ser um leão.)
- O paladar das borboletas está nos pés.
- Os elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.
- O olho de uma avestruz é maior do que o seu cérebro. (Conheço algumas pessoas assim...)
- Estrelas-do-mar não têm cérebro. (Conheço algumas pessoas assim também!)
- E não se esqueça: se alguém encher o teu saco, você precisa usar 42 músculos da face para franzir a testa. MAS, só precisa de 4 músculos para esticar o braço e dar um soco na cara desse pentelho!

O PAI DA GENÉTICA

Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.

Biografia e estudos científicos

Entre os anos de 1851 e 1853 estuda História Natural na Universidade de Viena. Neste curso, adquiri muitos conhecimentos que seriam de extrema importância para o desenvolvimento de suas teorias (leis).

Aproveitou também os conhecimentos adquiridos do pai, que era jardineiro, para começar a fazer pesquisas com árvores frutíferas. Em 1856 já fazia pesquisas com ervilhas, nos jardins do monastério.

Sua teoria principal era a de que as características das plantas (cores, por exemplo) deviam-se a elementos hereditários (atualmente conhecidos como genes). Como passava grande parte do tempo dedicando-se às atividades administrativas do monastério, foi deixando de lado suas pesquisas relacionadas ao estudo da hereditariedade.

Morreu em 6 de janeiro de 1884 sem que tivesse, em vida, seus estudos reconhecidos. Somente no começo do século XX que alguns pesquisadores puderam verificar a importância das descobertas de Mendel para o mundo da genética.

As Leis de Mendel

Primeira Lei: também conhecida com Lei da Segregação, explica que na fase de formação dos gametas, os pares de fatores se segregam.

Segunda Lei: também conhecida como lei da Uniformidade, afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores (característica dominante).

Segunda Lei: também conhecida como Lei da Recombinação dos Genes, explica que cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.

terça-feira, 21 de abril de 2009

ATENÇÃO TERCEIRÃO...

CONHEÇA OS 10 MANDAMENTOS DO VESTIBULANDO
Não existe uma fórmula mágica para garantir o sucesso no vestibular. Tampouco normas e imposições costumam surtir efeito prático nas jovens cabeças envolvidas com as provas. Mas, de acordo com professores e psicólogos, alguns procedimentos podem auxiliar os vestibulandos a obter bons resultados nos exames que os aguardam. Os 10 Mandamentos do Vestibulando resumem algumas dessas dicas. Assim como na Bíblia Moisés recebeu dos céus as leis divinas para orientar os homens, a proposta é apontar formas de tornar o desafio do vestibular menos pesado.
Para o psicólogo Jones Antônio dos Santos, do Multi Serviços em Psicologia (Musp), um item fundamental para os vestibulandos é a consciência de seu próprio papel no processo de entrada da universidade, desde a escolha da profissão até a maneira de se preparar para os testes. O professor Alecsandre Pires, da organização não-governamental Junta de Coordenação e Assistência ao Aluno, recomenda o máximo de atenção possível às explicações em aula e considera os ambientes tranqüilos e silenciosos como os mais adequados para o estudo. O professor Milton Simões, do curso pré-vestibular Mauá, sugere que os estudantes comecem as provas pelas questões mais fáceis, enfrentando as mais difíceis no final. A psicóloga Suzymara Trintinaglia alerta que o vestibulando tem de respeitar seu próprio ritmo de estudo, sem forçar-se a estudar mais horas do que o adequado, e ressalta a necessidade de diálogo entre estudantes e familiares no momento da escolha profissional.

OS DEZ MANDAMENTOS

I
Não escolherás uma profissão pensando apenas no mercado de trabalho e no retorno financeiro. O candidato tem de buscar sempre saber o porquê de estar realizando o vestibular e, também, o motivo de estar escolhendo uma determinada carreira. O autoconhecimento é condição fundamental para uma decisão adequada. É preciso escolher algo de que se vá gostar.

II
Honrarás teus pais sendo feliz com tua escolha profissional. O vestibulando deve dialogar com os pais para que eles compreendam e respeitem suas decisões. Uma recomendação é que não haja promessas de ambos os lados (por exemplo, o compromisso de ganhar um carro com a aprovação no concurso é um fator de ansiedade).

III
Amarás o próximo como a ti mesmo mas, no dia do vestibular, competirás com ele. Ninguém precisa rejeitar os amigos nem adotar um comportamento agressivo, mas é necessário ser competitivo no momento da prova para buscar o melhor desempenho possível.

IV
Respeitarás teus hábitos de alimentação, sono, diversão e descanso. A disciplina de estudos é importante, mas deve haver espaço para o lazer. O tempo de sono, por exemplo, deve ser preservado. O lazer diminui a possibilidade do estresse. Na alimentação, frutas, líquidos e alimentos leves são recomendados. Remédios contra a ansiedade e estimulantes não devem ser tomados por conta própria.

V
Buscarás o apoio incondicional dos teus familiares. Um ambiente tranqüilo é o mais recomendável para o estudo. Todo o grupo familiar deve colaborar com o vestibulando, mas sem cobrar dele o tempo de estudo, por exemplo, para não aumentar a ansiedade.

VI
Não estudarás toda a matéria nos últimos dias antes da prova. O conhecimento exigido no vestibular é construído ao longo do Ensino Médio. O melhor momento para aprender é a explicação em aula, para a qual o aluno deve prestar o máximo de atenção. A prova do vestibular é o término de um processo.

VII
Vestibular é vida. Vida não é vestibular. Respeitarás teu ritmo de estudo e teus limites. A idéia é descobrir o tempo ideal de estudo, em lugar de estudar horas a fio ou sacrificar o sono sem conseguir se concentrar. Uma sugestão é revisar a matéria fazendo resumos dos conteúdos e resolvendo provas de vestibulares passados. É importante também contextualizar as informações de cada matéria, procurando correspondência com as outras disciplinas.

VIII
Conhecerás antecipadamente o local da prova e não esquecerás os documentos no dia. É importante visitar o local de prova para saber como é o trajeto e para conhecer os horários dos meios de transporte disponíveis (ônibus, lotação, táxi, etc). No dia da prova, evite correrias deslocando-se com antecedência para a prova.

IX
Não farás das provas teste de rapidez e ocuparás todo o tempo disponível. O recomendável é ler atentamente os enunciados das questões, para interpretá-las corretamente. Outra dica é garantir o máximo de acertos com as questões consideradas mais fáceis, enfrentando depois as mais complicadas.

X
Nunca desistirás da tua identidade profissional. Persistirás na busca da faculdade que desejas, mesmo se fores reprovado. Se a convicção pela a escolha profissional é firmada no autoconhecimento, o vestibulando deve perseguir sempre seu objetivo, sem esmorecer com eventuais reprovações.

Fonte: Terra Vestibular Luís Bissigo/ Zero Hora

MINHA AFILHADA


Ana Luiza, Filha do Klaiton e da Leandra, apareceu em sua primeira festa na casa da Rosane ontem... E o Dindo babão já foi se exibir.

domingo, 19 de abril de 2009

SHOW DANIEL





Show do Daniel... Bem acompanhado do meu AMOR...FORA ESTRESSE!

MISS COMÉRCIO 2009


Ontem antes do show do Daniel, foi realizado o concurso da miss comércio 2009, e entre as candidatas estava a Camila Tessari. Uma aluna nota 10! Bonita sim... mas sua beleza é fruto de um carisma, simpatía e educação demostradas ao ser premiada pelo cantor Daniel. Encheu este professor de orgulho quando respondeu que ser modelo era secundário para ela, mas ESTUDAR, preparando-se para ser no futuro uma médica era sua meta principal. Parabéns Camila... muito sucesso em sua vida!

sábado, 18 de abril de 2009

"MEU DEUS!!!"

Vejam essas bobagens escritas em algumas provas de biologia e ciências. São verídicas. Portanto estudem e não repitam isso...rsrsrsrs
1. Foi colocado na prova (turma de ensino médio) um desenho de um neurônio (célula nervosa). Pedi o nome da figura e as partes principais. Acho que pedi demais. Três alunos da mesma turma responderam:
- aluno A: pulmões
- aluno B: Intestino
- aluno C: “aveia” e artéria.
(ralmente, tudo isso é muito parecido com a célula nervosa)

2. Em uma prova, o desenho do sistema respiratório.
Foi pedido para descrever o desenho.
- aluno: chamou pulmão de intestino, traquéia de estômago, e por aí.
(coisa de gênio)

3. Essa aconteceu em uma escola no município de Nilópolis.
Como ocorre a transmissão das informações hereditárias?
- aluno: pelo suor.
(eu só acreditei porque vi isso escrito)

4. O que acarreta a falta de sais de ferro ao organismo?
- aluno: fortalece a nossa “alto estima”.

5. Qual a importância da fotossíntese?
- aluno: estuda o aparelho digestivo
(show de bola)

6. Uma questão da UERJ.
O sapo cururu, na beira do rio. Quando o sapo canta, oh maninha!
É porque tá frio.
Pedi para o aluno descobrir qual a falha biológica que aparecia na música.
- aluno: a falha biológica é porque o sapo canta aquela musica assim: “o sapo não lava o pé porque não que”.

7. Um paciente conseguiu expelir um cálculo renal que estava em um dos seus rins.
Qual o trajeto do cálculo até sua eliminação?
- aluno: rim, bexiga, uretra e ânus. (essa não pegou bem)

8. Organela citoplasmática responsável pela respiração celular.
- aluno: nariz

9. Como ocorre a determinação do sexo na espécie humana?
- aluno: pela força de vontade na hora do sexo.
(meu Deus)

10. Cite 3 diferenças entre os peixes ósseos e os cartilaginosos.
- aluno: o peixe cartilaginoso não é peixe e sim um mamífero.

11. Defina respiração anaeróbica.
- aluno: é a respiração sem ar. Por muito tempo mata..

12. Como agem os hormônios no nosso organismo?
- aluno: geralmente é usado pra abrir o apetite.

13. O que é a menopausa? (2ª série do E Médio - juro) teve cada uma...
- aluno 1: é quando o homem nao ejacula mais.....
- aluno 2: é quando a mulher depois de velha nao menstrua, mas pode continuar a transar.
- aluno 3: acontece quando a mulher de 45 a 50 anos sente excesso de calor.
- aluno 4: dizem que é quando a mulher tem mais vontade de transar...
(eles são bem criativos)

14. De onde vem o oxigênio liberado na fotossíntese?
- aluno: do sol

15. Qual a contribuição do músculo diafrágma que está localizado abaixo dos pulmões?
- aluno: local para armazenamento de alimento.

16. Onde e como ocorre a fecundação?
- aluno: de preferência deitado e num lugar bem confortável.....
(juro que é verdade).

E... em 2009...
17. Qual a função da insulina?
- aluno: acalmar o estômago

18. Na questão pedi para o aluno descrever o trajeto de um botão engolido por uma criança, desde a boca até a saida nas fezes.
-aluno. a criança engoliu o botão porque comeu muito rápido.

19. Como o homem e os demais mamíferos fazem para garantir a manutenção da temperatura corpórea, independente a temperatura do ambiente?
-aluno: usando um termômetro
-aluno: fazendo um checap

20. Considerando os níveis de organização dos seres vivos (de célula até ecossistema), classifique cada termo abaixo:
- Uma goiabeira - aluno: vitamina A
- Conjunto de leões de uma savana africana - aluno: vitamina D
- Conjunto de seres vivos do Oceano Atântico - aluno: vitamina C

21. UFF-2002 – Um geneticista, adotando o mesmo critério utilizado para a montagem de cariótipo da espécie humana, montou o cariótipo de certa espécie animal desconhecida, conseguindo formar dez pares de cromossomos, restando além desses, dois cromossomos de tamanhos distintos.
Considere o padrão de determinação do sexo, nessa espécie desconhecida, igual ao do humano e determine:

a) o sexo a que pertence o animal da espécie em questão, justificando a resposta.
-aluno: o sexo pertence ao macaco, por ser a forma humana progredida.

22. Quais os dois processos de divisão celular?
-aluno: meiose e frutose

23. Foi colocado na prova o desenho de uma flor e a questão era a seguinte:
- O que é cálice?
-aluno: É aquele copo que o padre bebe o vinho.
Comentário: Isso aconteceu em uma escola particular no Município de Nilópolis - RJ
Dinheiro jogado fora.

24. Qual a importância dos moluscos para o homem?
- aluno: Pro café da manhã, no almoço e na janta.

Meus Deus..... tá difícil.
Conclusão: "Ser professor é aprender a cada dia coisas imagináveis".
Deus é grande.

CEBSJ - 1°C - SEMANA DA LEITURA
PEÇA: O AUTO DA BARCA DO INFERNO. "Que Deus abençoe o talento..."

Imagem marcada no coração de um professor... Carregar o Rodrigão não foi só uma homenagem... mas um ato de muita FORÇA...rsrsrsss VALEU GALERA!

BIOLOGIA É...



Biologia é o estudo da vida. É um campo da ciência empírica que examina a estrutura, função, crescimento, origem, evolução e distribuição de coisas vivas no passado e presente. Classifica e descreve as várias formas de organismos, como organismos funcionam, como espécies vem a existir e as interações que eles têm com outros e com o ambiente natural.

ORAÇÃO DO PROFESSOR

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.