terça-feira, 12 de maio de 2009

COMO DESCARTAR CORRETAMENTE O ÓLEO DE COZINHA USADO...

O descarte consciente do óleo de cozinha usado é necessário para evitar a contaminação dos rios ao ser despejado nas redes de esgoto.
O óleo vegetal, ou óleo de cozinha, é extremamente poluente. Por isso, o descarte consciente deste resíduo é necessário para evitar a contaminação dos rios ao ser despejado nas redes de esgoto. As pessoas não devem jogar o óleo de cozinha usado na pia, ralos, vaso sanitário. Ao fazer isso, provocam o entupimento no encanamento das residências, e contaminam os rios.
Despejar o óleo sobre a terra ou derramá-lo dentro do saco de lixo também não resolve a questão, pois acaba criando uma camada impermeável sobre a superfície, facilitando a ocorrência de enchentes, podendo poluir as águas do subsolo dos rios.
O descarte de óleo de cozinha pela rede de esgoto pode ocasionar encrustação da gordura nas tubulações entre outras conseqüências.
O correto é destinar o óleo para alguma empresa ou ONG especializada na coleta que reaproveite o óleo para fazer sabão ou fabricantes de biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro, entre outros usos. Em geral pagam por litro fornecido, dependendo do volume e distância. Outra opção é doar o óleo usado para cooperativas de catadores.
Se você não conhece nenhuma organização que colete esse resíduo na sua região, uma saída para dar um destino correto ao óleo de cozinha é fazer o sabão em casa. Confira a receita de sabão caseiro do instituto:
Receita de Sabão Caseiro
Ingredientes: 2 litros de óleo de cozinha usado; 350 g de soda em escama; 350 ml de água.
Preparo: Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve. Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos). Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem. Importante Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material muito corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda caustica se dissolva.