quinta-feira, 5 de maio de 2011

TUBARÕES...

Características

A pele dos tubarões é flexível e resistente, e eles costumam ter cinco fendas branquiais atrás da cabeça. A cauda é assimétrica e a coluna vertebral prolonga-se em seu lóbulo superior. Tem o esqueleto cartilaginoso. O crânio é uma caixa cartilaginosa; as mandíbulas se unem a ele por meio de simples ligamentos.

Carecem de bexiga natatória e se ficam imóveis, afundam. Também se alimentam de animais como focas, tartarugas, aves, baleias, caranguejos e grande variedade

de peixes. A maior parte dos tubarões dá à luz crias grandes e bem desenvolvidas, em número máximo de 100 por vez. Embora as espécies sejam na maioria ovovivíparas, algumas são ovíparas e outras, vivíparas. O Tubarão-Gigante vive em média 25 anos, e pode nadar a uma velocidade de 44 km/h.

Dentes

A pele do tubarão é muito resistente e separada por diminutas escamas. Perto da boca, essas escamas se transformam em dentes de verdade. A dentadura é formada por seis ou sete fileiras paralelas de dentes (protegidas por dobras de mucosa), que perdem com freqüência ao cravá-los em suas presas, sendo logo substituídos por outros. Apesar da dentição perfeita, o tubarão engole a presa inteira, sem mastigar. Depois, o estômago se encarrega de rejeitar o que não é capaz de digerir. Os dentes servem só para segurar a vítima.

O matador

Os tubarões têm fama de carnívoros agressivos, matadores de gente, que chegam até a atacar membros de sua própria espécie, mas dois dos maiores (o tubarão-peregrino e o tubarão-baleia), são animais dóceis e se alimentam de plâncton.

Na realidade, alguns tubarões como o Tubarão Focinhudo (ou Azul) e o Tubarão Branco, são mesmo muito violentos e comedores de gente. Mas já existe uma substância química que jogada ao mar, mantêm esses peixes afastados, o que diminui o número de acidentes com nadadores, surfistas e outros.

Habitat

Os tubarões vivem principalmente em mares quentes e temperados. São numerosos no Mar Vermelho, no Golfo do México e nas águas da Malásia e Austrália. Mas mesmo nos mares frios do Norte são encontradas algumas espécies. No entanto, alguns sobem os rios, como o Cabeça-Chata (Carcharhinus leucas), que chega até o Lago Nicarágua, na América Central.

Derivados do tubarão

Do tubarão aproveita-se a carne, nas espécies menores como: Cação-Lixa, Cação-Frango, Focinhudo (ou Tubarão-Azul), etc. A pele é usada como lixa ou na confecção de objetos. O fígado, que contém grande quantidade de óleo, é rico em vitamina A. Fabricam ornamentos com os dentes; e as nadadeiras servem como alimento.

Tubarão Azul

Conhecido também por Tubarão-Focinhudo, é um tubarão de alto-mar, muito voraz, que persegue cardumes de arenques e cavalas. Alcança até 3,5 m de comprimento. Pertence a família dos Carcarinídeos, e seu nome científico é Prionace glauca.

Tubarão Baleia

É o maior tubarão que se conhece, pode alcançar 20 metros de comprimento. Nativo dos mares tropicais de todo o mundo. Alimenta-se de pequenos peixes e plâncton, os quais filtram da água por meio de suas longas fendas branquiais. Pertence a família dos Ricodontídeos, ordem do Lamniformes e seu nome científico é Rhincodon typus.

Tubarão Branco

É considerado o mais perigoso dos tubarões, chamado também de Anequim. Tem o focinho cônico, olhos negros e grandes dentes em forma de ponta de flecha. Os lóbulos superior e inferior da cauda são quase do mesmo tamanho e o corpo é azul ou castanho-acinzentado. Pertence a família dos Lamnídeos e seu nome científico é Carcharodon carcharias.

Tubarão Martelo

Nome comum de aproximadamente dez espécies aparentadas de tubarões que vivem em mares tropicais e temperados. Duas grandes extensões planas e laterais da cabeça dão-lhes uma força hidrodinâmica que lhes permite girar com mais rapidez que outros tubarões. Pertence a família dos Esfurnídeos, ordem dos Galeiformes.

Classificação científica

Classe - Condríctes

TCC

No dia 28/04 apresentei em banca examinadora meu TCC, para conclusão de minha pós. Trabalhei o tema: POR QUE OS ALUNOS GOSTAM DAS AULAS DE CIÊNCIAS, MAS NÃO GOSTAM DE ESTUDAR?


Segue abaixo o resumo e introdução de meu trabalho. Se alguém desejar na integra é só pedir.


Obrigado a todos que me deram força para concluir este estudo.


RESUMO

HAHN, Rodrigo de Vargas. Por que os alunos gostam das aulas de ciências, mas não gostam de estudar? Sorriso, 2010. 00 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em metodologia do ensino de biologia e química) – Facinter –Faculdade Internacional de Curitiba.

O presente estudo propõe a identificar os motivos que levam os alunos a se desinteressar pelo ensino no que diz respeito aos processos didáticos e verificar o que pode ser feito no processo de ensinagem para atrair o interesse dos alunos. Sabendo que a escola é um ambiente de educação, ou seja, ato que envolve ensinar e aprender faz-se necessário, transformar este ambiente efetivamente neste instrumento que sem dúvida nenhuma pode mudar a vida de uma criança, jovem ou adulto. Diante disto, a atual pesquisa foi estruturada e baseada em visões e teorias relacionadas e voltadas à questão da educação no que diz respeito da atitude do docente, discente e colaboradores da escola. Em síntese, os levantamentos e idéias difundidas e apresentadas ao longo deste estudo visam à verificação da competência escolar a partir das articulações entre os conceitos teóricos e práticos.

Palavras-chave: educação, escola, motivação de alunos e professores.


INTRODUÇÃO


São poucos os alunos que admitem gostar de estudar, porém não é raro verificar que estes mesmos alunos gostam da escola como um lugar de convívio social. Os professores queixam-se da falta de interesse e desmotivação dos seus educandos e os gestores reclamam dos altos índices de evasão e reprovação escolar. Quais são os motivos que levam o aluno a vir para a escola e não relacioná-la como local de trabalho? Quais são as aulas que os atraem? Como e por que alguns professores conseguem atrair a atenção dos alunos e outros não? O que a escola deve fazer para mudar esta perspectiva? Quais são as estratégias que possam ser utilizadas pelos professores de biologia?

São questionamentos que movem os educadores de forma geral para que a escola se torne um local agradável, mas as aulas também sejam vistas com algo importante e atrativa.

A realidade nos mostra que os professores enfrentam muitas dificuldades em como conduzir o processo de ensino dentro das salas de aulas, muito pela falta de interesse dos alunos pelo aprendizado, e porque não dizer pelo sonho de um futuro melhor.

Compreender os fatos ou fenômenos que ocorrem no âmbito escolar faz-se necessário a todo educador comprometido com a essência de uma escola, o ato de ensino-aprendizagem, para isso precisamos entender o que está acontecendo com esses alunos contemporâneos e cheios de tecnologias, que tratam a escola como um mero local de convívio social e muito pouco aproveitam do que é fundamental na escola, o aprendizado.

Este trabalho visa demonstrar o que a muito vem sendo verificado em salas de aulas de todo o mundo, a falta de interesse, a indisciplina e muitas vezes o despreparo da escola e professores para lidar com tantas adversidades que acabam chegando à escola, e que não podem ser ignoradas, como afirma Parrat-Dayan (2008):

A inquietação com relação à conduta dos jovens de hoje e à perda da boa educação não é nova nem especifica de determinado país. (...) As investigações comparativas são úteis para identificar diversas aproximações ao problema. (PARRAT-DAYAN, 2008).

Sabendo os motivos de tal desvalorização pelas “salas de aula”, os professores poderão criar estratégias de como transformar toda aula em um processo de ensino de real valor na vida de cada aluno e também na sua própria vida, para que não só os alunos ganhem com isso, mas para que a sociedade cresça com pessoas de maior cultura e desejo de aprender a resolver problemas.

Este trabalho busca verificar os motivos que levam os alunos a se desinteressar pelo ensino no que diz respeito aos processos didáticos e propor idéias que possam reverter este quadro.