domingo, 26 de abril de 2009

ESCOLA MUNICIPAL SÃO DOMINGOS...

PROJETO VIRTUDES... Na Escola Municipal São Domingos, estamos trabalhando o Projeto Virtudes... Cada turma tem uma virtude a ser trabalhada com seu professor regente, no final do bimestre esse trabalho é repassado a toda a escola e compartilhado entre todos... Um sucesso! Sempre na busca de um aluno "melhor"... de uma sociedade "melhor"... de um futuro MUITO MELHOR!
A virtude é um traço de caráter que é valorizado socialmente. Uma virtude moral é um traço que tem valor moral associado. A virtude, tem origem na Grécia com a palavra areté, que também pode ser traduzida como excelência. Foi traduzida para o latim como virtus, que é a sua raíz em português. Vale salientar que nas culturas orientais a noção de virtude surgiu no séc. XX a.C. como a capacidade de realizar ou oferecer vida.
Virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem. Segundo Joaquim Clotet, é a forma de agir que enobrece a pessoa, que a aperfeiçoa. O contrário é o vício, que degrada ou destrói a pessoa.
De acordo com Aristóteles, as virtudes se aperfeiçoam com o hábito (Ética a Nicômacos. Brasília: UnB, 1992).
Sócrates propunha que:
"Tudo é conhecimento, inclusive a justiça, a temperança e a coragem - o que tende a demonstrar que certamente é possível ensinar a virtude" (citado por Shattuck R. Conhecimento Proibido. São Paulo: Companhia das Letras, 1998:20).Voltaire, em uma carta a Frederico, o grande, em 1737, escreveu que:
"a virtude, o estudo e a alegria são três irmãos que não devem ser separados".As principais virtudes listadas por André Comte-Sponville (Pequeno Tratado das Grandes Virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 1997) são: polidez, fidelidade, prudência, temperança, coragem, justiça, generosidade, compaixão, misericórdia, gratidão, humildade, simplicidade, tolerância, pureza, doçura, boa-fé, humor, amor.

MELHORE AS QUE VOCÊ JÁ POSSUI... CULTIVE AS QUE AINDA NÃO...