terça-feira, 23 de junho de 2009

PROFISSÃO PROFESSOR...

Ninguém escolheu por mim... Alguns escolhem ser professores por "falta de coisa melhor", outros para fazer um "bico" e ganhar um diheirinho a mais, e outros ainda por vocação (esses graças a Deus são a maioria).
Não está fácil ser professor hoje, somos desvalorizados pela maioria dos alunos, pais e governantes, precisamos trabalhar 50, 60 horas semanais para cumprir com nossas obrigações com as contas, temos pouca qualidade de vida e tempo para curtir com a família, provas que temos que elaborar e corrigir nas noites da semana ou no "sagrado final de semana", passamos ainda por situações sociais, que acabam sendo despejadas para a escola e viram nossa responsabilidade. Quantos colegas já não ouviram de algum pai ou mãe, que foi chamado na escola, a frase: "não sei mais o que fazer com esse menino"! E nós temos que saber!???
Caros colegas, acredito que temos... vivemos numa sociedade doente... doente de educação... bons exemplos...
Para aqueles que como eu escolheram esta profissão, precisamos reverter a situação que está difícil, mas algo já foi fácil para um professor? Precisamos encontrar maneiras de transformar a escola em um lugar agradável para os alunos que aí estão, e principalmante, precisamos nos alegrar ao fazer isso. Afinal de contas qual o profissional que "vende seu produto", continua com ele, e recebe pela venda? Não perdemos nosso conhecimento ao transferí-lo para os alunos. Qual o profissional que pode ir ao trabalho fazer piadas, cantar, dançar e brincar? Se formos criativos nossas aulas podem ser assim. Qual o profissional que tem duas férias ao ano? Qual o profissional que tem o prazer de conviver com tantas pessoas diferentes e se oportunizar o aprendizado além do ensinamento com tanta ênfase? Qual o profissional que tem o poder de mudar uma vida? Ensinar a ler, escrever, interpretar... muda vidas!
Nossa profissão é LINDA, nosso ofício é PRAZEROSO, nossa missão é DIVINA!!!
É essa a idéia que devemos passar para a sociedade, é assim que devemos sentir, por um simples motivo... ESSA É A VERDADE sobre a profissão de professor. Não somos desvalorizados por todos. Semana passada recebemos um pai que veio à escola resolver um problema de indisciplina do filho. Esse pai foi generozo com o grupo de professores, agiu sem colocar culpa ou achar culpados na escola ou em qualquer professor presente naquela reunião, mostrou-se um pai consciente e participativo na educação de seu filho, ensinando à aquele jovem algo ímpar... responsabilidade. Se vocês olharem atentamente neste blog irão encontrar diversas manifestações de alunos que admiram e são gratos pelos professores que tem e tiveram... SOMOS AMADOS E ADMIRADOS por muitos... o que nos falta as vezes é abrir o nosso campo de visão. Lembro de uma frase do Augusto Cury: " As vezes recebemos mil elogios durante um dia e apenas uma palavra hostil de alguém, e na maioria das vezes damos mais importância a essa única pessoa." Vamos valorizar mais aos que elogiam, sem esquecer de fazer de tudo para aqueles que não os fazem, por algum motivo, passem a fazer...
Temos que nos apropriar de nossas qualidades, sem esquecer de nossas obrigações...
PRECISAMOS AMAR novamente nossa profissão, nosso aluno, nossos pais de alunos, nossas escolas... não é fácil!!! MAS SER PROFESSOR É MORRER TENTANDO!!!

Professor (com muito orgulho) Rodrigo Hahn.

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " ( Nelson Mandela )