segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PRIMEIROS SOCORROS PEDIÁTRICOS...

TREINANDO RCP EM BONECO.

No sábado dia 06/08 participei, junto com colegas da educação infantil do CEBSJ, do curso promovido pela CARES, de PRIMEIROS SOCORROS PEDIÁTRICOS.
No curso aprendemos técnicas de prevenção de acidentes, RCP (ressuscitação cardiopulmonar), DEA (desfibrilação externa automática) e medidas de ação de primeiros socorros em geral (ferimentos, engasgos, etc).
Este é o tipo de curso que fazemos somente para nos sentirmos mais preparados, pois torcemos sempre para que não ocorram acidentes na escola ou na família para que possamos colocar em prática os aprendizados.
Gostaria de agradecer a direção do CEBSJ e a equipe do CARES Treinamentos (Spinardi e Thalmir) pela oportunidade.

APOIE VOCÊ TAMBÉM...


CEBSJ - NOVO HORÁRIO DE PLANTÕES


COMO MATAR UMA BARATA...

Você vai precisar:

1 - Um pouco de sal.

2 - Uma tampa de garrafa

3 - Um pouco de cachaça

4 - Um palito

5 - Uma pedrinha

O esquema é montado da seguinte maneira:

1) Coloque o sal no caminho das baratas;

2) Ponha a tampa de garrafa ao lado do sal:

3) Encha a tampa de garrafa com cachaça;

4) Ponha o palito próximo a tampa de garrafa e perpendicular à direção axial da tampa; e

5) Ponha a pedrinha atrás do palito.

O processo é simples.

- A barata vai ver o sal e comerá pensando que é açúcar.
- Vai sentir sede e então vai tomar a cachaça pensando que é água.
- Vai ficar bêbada e tropeçará no palito, e, por fim,baterá a cabeça na pedra e morrerá de traumatismo craniano.

Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Blattaria

Os animais pertencentes à Ordem Blattaria são atendidos, popularmente, pelo nome de baratas. Elas são encontradas em todas as partes do planeta, em diversos hábitats, como no substrato de matas, ambientes aquáticos, desertos e cavernas. Registros fósseis indicam que esses insetos eram predominantes no Carbonífero (200 a 350 milhões de anos atrás), justificando o porquê desse período, muitas vezes, ser denominado “Age of Cockroaches” (em Inglês, baratas são chamadas de cockroaches).

Por volta de 1% desses animais, o que corresponde a aproximadamente 20 espécies, costuma viver e se reproduzir em esgotos, bueiros, domicílios e estabelecimentos. Cinco dessas espécies são encontradas nesses ambientes, em todo o mundo. São elas a Blatella germanica, Supella longipalpa, Periplaneta americana, P. australasiae e Blatta orientalis. Essas baratas são consideradas sinantrópicas, em virtude da relação próxima que possuem com a nossa espécie e podem transmitir a grande maioria das doenças causadas por bactérias, fungos e vermes.

Seu desenvolvimento, comportamento, reprodução e longevidade estão diretamente relacionados à temperatura a qual estão expostas. No caso da Periplaneta americana, a 30ºC, o desenvolvimento de embriões dura aproximadamente 30 dias, as baratas alcançam o estágio adulto cerca de 350 dias após seu nascimento e podem viver aproximados 600 dias. Os ovos se desenvolvem externamente à fêmea, na ooteca, sendo encontrados aproximadamente 15 ovos em seu interior.

Essa é uma das espécies mais comuns de baratas sinantrópicas, sendo encontrada em aproximadamente 85% das inspeções realizadas em residências e estabelecimentos comerciais. Pode medir cerca de cinco centímetros, possui coloração escura, em tons avermelhados e é dotada de asas. Durante o dia, costuma abrigar-se em ambientes úmidos e escuros, como tubulações de esgotos e, à noite, invade habitações e estabelecimentos em busca de comida.

Considerando que esses animais se reproduzem e se proliferam com facilidade, estando sua presença diretamente relacionada à disponibilidade de abrigo e alimento – embora possam sobreviver um mês sem se alimentar e sete dias sem beber água –, é importante termos responsabilidade com a limpeza de nossa casa e seus arredores, retirando entulhos, armazenando corretamente o lixo e vedando frestas e ralos.