segunda-feira, 25 de abril de 2011

VAZAMENTO NO GOLFO DO MÉXICO, UM ANO DEPOIS...

Um ano depois do acidente que causou o pior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos, estudos apontam que a natureza se recuperou mais rápido do que o esperado, mas que, apesar disso, levará anos para se saber a real extensão dos prejuízos causados ao meio ambiente.

Na noite de 20 de abril de 2010, uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, arrendada pela empresa British Petroleum (BP), matou 11 funcionários e liberou 4,9 milhões de barris de petróleo cru no norte do Golfo do México. O vazamento durou 86 dias.

O desastre no Golfo também afetou a economia, prejudicando a indústria pesqueira, o comércio e o turismo na região. A BP criou um fundo de US$ 20 bilhões para indenizar comerciantes e pescadores. A demora na contenção do vazamento desgastou o presidente Barack Obama, que prometeu rever a regulamentação e decretou moratória no setor.

Passado um ano, amostras de água colhidas pelo governo e por cientistas indicam que a maior parte da mancha negra foi removida pelo homem e pela própria natureza, contrariando os prognósticos mais pessimistas. Mas ainda resta produto acumulado no fundo do mar e são desconhecidas as consequências para a fauna marinha nos próximos anos.