terça-feira, 29 de março de 2011

EQUIPE SÃO JOSÉ...

CEBSJ - 26 anos

LEMBRE-SE...

POR QUE O PLÁSTICO DEMORA TANTO PARA DESAPARECER NA NATUREZA?

A resposta é bem simples: A natureza ainda não sabe como se livrar dele. Na verdade, o que acontece é que as bactérias e fungos que decompõem os materiais não posuem as enzimas necessárias para degradar a substância plástica.

O plástico é um material “novo” na natureza. Isso mesmo, o primeiro plástico surgiu só em 1862, criado pelo britânico Alexander Parkes. Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.

O resultado dessa estabilidade é que alguns tipos de plástico, como o PET, usado em garrafas de refrigerantes, levam mais de 200 anos para desaparecer. Pesquisadores acreditam que com a evolução, os microorganismos devem se adaptar, mas isso pode levar milhões de anos. Até lá o descarte de plásticos é uma grande dor de cabeça para os ecologistas.

O material plástico produz gases tóxicos quando é queimado e tem reciclagem complicada, porque não se pode misturar diferentes tipos de plástico. Assim, a única saída é desenvolver modelos biodegradáveis como o PHB, que, em aterros sanitários, vira pó em apenas seis meses. Mas esses ainda custam caro – até cinco vezes mais que os convencionais – e, por isso, respondem por apenas 1% do total de plásticos vendidos no mundo.