quarta-feira, 13 de abril de 2011

CEBSJ - AULA DE ATUALIDADES...

"Na segunda -feira, 11 de abril, o professor Rodrigo elaborou a seguinte gincana: Os alunos deveriam escrever um valor ( Paz, harmonia, amizade, respeito, solidariedade, amor ao próximo etc) e colocar dentro de um balão , entregue a cada aluno, junto com um palito.
A turma, em círculo, colocou os valores dentro de cada balão , representando a sociedade e seus valores.

Em seguida, o professor colocou uma música e deu a seguinte ordem: enquanto a música tocar, os balões deverão permanecer no alto. O balão que caísse, deveria ser pego do chão e colocado novamente no alto.

Cada aluno tratou de cuidar do seu balão e, por consequencia, o valor que estava dentro. Sem nenhum imprevisto, a "brincadeira" prosseguiu e a "sociedade" continuou com os seus valores.
Segunda etapa: o professor disse aos alunos: " aquele que permanecer com o balão cheio, ganhará um prêmio!"

A música começou novamente e, de imediato, os alunos começaram a estourar os balões um do outro. Poucos entenderam a ordem ou entenderam da maneira errada. A ordem não era estourar e sim , manter o balões cheios, ( bastava segurá-los na mão) mas o desejo de ganhar o prêmio foi mais forte .

Moral da história : Muitas vezes as pessoas acabam pensando apenas em si e ignoram que , para preservar os valores da sociedade é preciso que cada um faça o seu papel , cuidando , preservando e não tentando vencer a custa da derrota alheia."

Opnião:

"Achei a atividade boa e reflexiva, pois, a partir dela, começaremos a pensar mais e a prestar atenção nas oportunidades de ajudar ao próximo sem ter que prejudicar ninguém.
Prejudicar o colegas ( furando os balões) foi fácil, pois não percebemos que existiam valores dentro deles."

Letícia Costa (3° ano A)

Obrigado Letícia pela contribuição na postagem!!!

ESTAMOS TAMBÉM NO BLOG DA ESCOLA: http://cebsaojosesorriso.blogspot.com/