sábado, 5 de setembro de 2009

CUIDADO COM O QUE VOCÊ COME...

CLIC NA IMAGEM PARA AMPLIAR

ESTUDO DIÁRIO...

Reservar de 3 a 4 horas para estudar todos os dias é o caminho para fixação de todo o conteúdo


O estudo diário é o segredo para um bom desempenho na hora da prova, tanto nos exames cotidianos do colégio quanto no exame do vestibular. A maioria dos professores de ensino médio e cursinhos preparatórios compartilha essa opinião e deixa claro que o estudo durante a madrugada só prejudica o rendimento do aluno nas aulas da manhã seguinte .O aluno deve criar uma programação diária de estudos, levando em consideração as necessidades pessoais e dedicando um tempo maior para as disciplinas em que possui dificuldades. É importante prestar muita atenção nas aulas e tirar as dúvidas na hora com o professor. O ideal é repassar tudo o que foi visto na escola no mesmo dia, evitando, assim, o acúmulo de matérias. Reserve um tempo maior para aquelas matérias que você tenha mais dificuldade. O tempo para essa revisão diária não deve ultrapassar cinco horas.Estudar na véspera da prova além de não ajudar, atrapalha. Essa prática acaba fazendo com que o aluno adquira dúvidas na hora errada, ou seja, na hora em que elas não poderão ser sanadas pelo professor. E como se isso não bastasse, a autoconfiança fica lá embaixo, aumentando o nervosismo na hora de resolver as questões. Se você já estudou e acha que deve revisar antes da prova, cuidado, isso pode embaralhar as informações, fazendo o cérebro criar falsas associações. O melhor é aproveitar o tempo com outro tipo de leitura, fazendo o máximo para relaxar e não sobrecarregar a mente. Para quem já vai prestar o vestibular a dica é fazer as provas dos anos anteriores das universidades que você vai tentar no fim dos semestres. Dessa forma, o estudante fica mais familiarizado com o estilo e o nível da prova e fica mais preparado e calmo para quando for a hora da verdade. Quando pensamos em vestibular, pensamos logo na necessidade de uma boa preparação, em um ensino de qualidade e isto é realmente importante para quem quer entrar em uma universidade renomada e de vagas muito disputadas. Procure pelos colégios que têm um bom índice de aprovação em universidades federais, e, se achar necessário, também dê uma olhada nos cursinhos preparatórios de vestibular, pois estes têm um ensino voltado à aprovação destes concursos. Mas lembre-se: o cursinho serve como um complemento do ensino médio e é um recurso extra para o estudo objetivo das provas de vestibulares anteriores. A preparação continuada do aluno ajuda o mesmo a se sentir preparado para a “prova de fogo”, não deixando que o nervosismo tome conta da mente, ocasionando os famosos “brancos”, ou lapsos de memória. Porém, o estudante não deve deixar de viver para estudar. O lazer é importante para relaxar o corpo e a mente, e o esporte ajuda a manter o corpo com boa disposição, por isso, nada de chás, café, refrigerantes ou estimulantes porque o descanso é fundamental para um bom rendimento escolar.

COMO SE DAR BEM NO ENEM...

Em 1998, quando foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ninguém imaginava os benefícios que ele poderia trazer para os estudantes interessados em ingressar numa universidade, seja ela pública ou particular. A princípio era um mero instrumento do Governo Federal para analisar a qualidade do ensino médio no Brasil. Poucos eram aqueles que se dispunham a realizar o exame e dedicar-se para atingir uma boa pontuação. Hoje tudo mudou. O Enem passou a ser o instrumento do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares para alunos comprovadamente carentes. Assim sendo, a dedicação dos estudantes passou a ser maior e a melhoria nas notas dos participantes é visível ao longo dos anos. Tanto é que até já falam sobre a possibilidade de que a nota do Enem seja utilizada como um vestibular universal, que valha para todas as universidades do país, plano do Ministério da Educação (MEC) que começou a ser moldado em 2009.
Agora que você já sabe a importância do Enem na vida dos estudantes é preciso saber como se preparar para se sair muito bem no exame. O primeiro passo é cuidar da alimentação, afinal, já dizia a sua avó: “Saco vazio não pára em pé”. Mas não basta comer, é preciso comer bem: ingerir alimentos nutritivos que auxiliem o seu cérebro a trabalhar mais. Nos dias da prova é importante chegar com antecedência mínima de uma hora. Os portões abrem às 12h e fecham às 12h55 (horário de Brasília), pois o exame tem início às 13h em ponto. Ao responder, tenha calma: leia e releia a questão antes de marcar a alternativa que você julga ser correta. Muitos participantes se deixam tomar pelo nervosismo e acabam cometendo falhas “bobas” apenas por não reler a questão. Calcule o tempo que você gasta para fazer uma redação de 30 linhas e responder as questões de cada dia de prova. É importante que você mantenha um ritmo e deixe para o final 30 minutos só para transcrever suas opções para o formulário de respostas, o que exige bastante concentração. Já pensou responder tudo certo e transcrever tudo errado? O Enem é só o começo, portanto, você também deve pensar em como agir durante todo o ano para estar preparado não só para esta, mas também para todas as outras provas de vestibular que virão.

EU AMO BIOLOGIA...

Essas são as queridas Duda e Nelise, que fizeram uma homenagem a biologia no retorno das férias cantando uma paródia da música tema de Titanic, My Heart Will Go On, ... foi LINNNNDOOO!!! Tudo bem que foi pagando uma aposta... mas VALEUUUUU MENINAAASS!!!