sexta-feira, 31 de julho de 2009

GRUPO DE ESTUDO - SEXUALIDADE NA ESCOLA...

GRUPO DE ESTUDO PROFESSORES C.E.B. SÃO JOSÉ E DRA. SILVANA PICOLO

O tema sexualidade não é, ou não deveria ser, novidade para nenhum professor, ele está presente nos nossos PCNs e precisar ser melhor trabalhado no ambiente escolar. Pensando nisso o grupo de professores do Centro de Educação Básica São José, realizou um debate no dia 30/07 com a presença da Dra. Silvana Picolo (ginecologista - especializando em terapia sexual). A educação sexual deve acontecer no seio familiar. É uma experiência pessoal contida de valores e condutas transmitidos pelos pais e por pessoas que o cercam desde bebê. Já a Orientação Sexual deve ser dada pela escola onde são feitas discussões e reflexões à respeito do tema de uma maneira formal e sistematizada que constitui em uma proposta objetiva de intervenção por parte dos educadores. O trabalho de Orientação Sexual nas escolas deve ser multidiciplinar e começar desde os pequeninos visando a transmissão de informações de maneira verdadeira; a eliminação do preconceito e a atuação na área afetivo-emocional. Muitos estudos ainda estão por vir, pois não é um tema fácil, a existência de tabus, moralismos, pré-conceitos, entre outros sentimentos, dificultam o trabalho muitas vezes, mas com tantos acontecimentos ruins que estão atingindo nossas crianças e jovens (pedofilia, gravidez precoce, DST/AIDS, etc.) este assunto se faz necessário e urgente. Contamos com o apoio dos pais, sociedade e principalmente dos nossos alunos para um entendimento maduro de questões que envolvem tantos sentimentos por muitos ainda não compreendidos e resolvidos.


BIBLIOTECA AMBULANTE...

Nossa mostra pedagógica este ano tem como tema a leitura. Então cabe a escola oferecer recursos que proporcionem leitura das mais variadas formas.
Fotografei este modelo numa farmácia da cidade acreditando que teríamos mais um material de apoio importante no alcance de nosso objetivo maior: formar alunos leitores, apaixonados por livros." Ler é a possibilidade de ir além! É poder chegar a qualquer lugar sem precisar de avião ou trem".
"Quem não lê enxerga o mundo com os olhos de outrem".
OBS.: Serventes lendo também: Servente Cleocir diz que gostou da revista que falava sobre chás.

Rosane M. Welter
coordenadora pedagógica E.M. São Domingos

"Bom aluno é geralmente o que lê e interpreta como consequência da leitura" (Caluff). O incentivo a leitura não pode ficar somente a cargo dos professores de língua portuguesa ou literatura, haja vista a importância da leitura em todo o aprendizado teórico/científico. Portanto cabe a todos os professores o incentivo à leitura, independente da disciplina que trabalhe, pois as informações são muito variadas, a descoberta científica de ontem já está disponível para lermos hoje. Precisamos despertaro gosto e a curiosidade pela leitura/informação.
O projeto biblioteca ambulante é só mais um entre os diversos incentivos que o grupo de educadores da Escola Municipal São Domingos vem proporcionando aos seus alunos. Esperamos no futuro que nossos pequenos leitores se tornem grandes pesquisadores. Só não podemos esquecer que as crianças aprendem mais com nossos exemplos do que com nossas falas, por isso devemos estar sempre nos informando, lendo e pesquisando em favor de nossos alunos.

"Eu gosto de ler, porque me ajuda a desenvolver a mente e os estudos, e a leitura me ajuda a aprender as palavras difíceis. Uma biblioteca ambulante é bom para ajudar os alunos a conhecer o mundo da leitura".

Alisson Vitor de Souza
5a C
________________________________________________________
Dicas de leitura
Para professores:
Formação e profissionalização docente
Joana Paulin Romanowski
Ed. IBPEX

Para alunos do ensino médio:
A culpa é da genética
Terry Burnham e Jay Phelan
Ed. SEXTANTE

Para alunos do ensino fundamental:
Revista ciência hoje das crianças

FOTOS (de cima para baixo): biblioteca ambulante de ciências; Maria do Socorro Reis e Jorge Luiz Sousa escolhendo revistas; Alisson de Sousa lendo.

"Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo."
( Paulo Francis )