quinta-feira, 5 de maio de 2011

TCC

No dia 28/04 apresentei em banca examinadora meu TCC, para conclusão de minha pós. Trabalhei o tema: POR QUE OS ALUNOS GOSTAM DAS AULAS DE CIÊNCIAS, MAS NÃO GOSTAM DE ESTUDAR?


Segue abaixo o resumo e introdução de meu trabalho. Se alguém desejar na integra é só pedir.


Obrigado a todos que me deram força para concluir este estudo.


RESUMO

HAHN, Rodrigo de Vargas. Por que os alunos gostam das aulas de ciências, mas não gostam de estudar? Sorriso, 2010. 00 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em metodologia do ensino de biologia e química) – Facinter –Faculdade Internacional de Curitiba.

O presente estudo propõe a identificar os motivos que levam os alunos a se desinteressar pelo ensino no que diz respeito aos processos didáticos e verificar o que pode ser feito no processo de ensinagem para atrair o interesse dos alunos. Sabendo que a escola é um ambiente de educação, ou seja, ato que envolve ensinar e aprender faz-se necessário, transformar este ambiente efetivamente neste instrumento que sem dúvida nenhuma pode mudar a vida de uma criança, jovem ou adulto. Diante disto, a atual pesquisa foi estruturada e baseada em visões e teorias relacionadas e voltadas à questão da educação no que diz respeito da atitude do docente, discente e colaboradores da escola. Em síntese, os levantamentos e idéias difundidas e apresentadas ao longo deste estudo visam à verificação da competência escolar a partir das articulações entre os conceitos teóricos e práticos.

Palavras-chave: educação, escola, motivação de alunos e professores.


INTRODUÇÃO


São poucos os alunos que admitem gostar de estudar, porém não é raro verificar que estes mesmos alunos gostam da escola como um lugar de convívio social. Os professores queixam-se da falta de interesse e desmotivação dos seus educandos e os gestores reclamam dos altos índices de evasão e reprovação escolar. Quais são os motivos que levam o aluno a vir para a escola e não relacioná-la como local de trabalho? Quais são as aulas que os atraem? Como e por que alguns professores conseguem atrair a atenção dos alunos e outros não? O que a escola deve fazer para mudar esta perspectiva? Quais são as estratégias que possam ser utilizadas pelos professores de biologia?

São questionamentos que movem os educadores de forma geral para que a escola se torne um local agradável, mas as aulas também sejam vistas com algo importante e atrativa.

A realidade nos mostra que os professores enfrentam muitas dificuldades em como conduzir o processo de ensino dentro das salas de aulas, muito pela falta de interesse dos alunos pelo aprendizado, e porque não dizer pelo sonho de um futuro melhor.

Compreender os fatos ou fenômenos que ocorrem no âmbito escolar faz-se necessário a todo educador comprometido com a essência de uma escola, o ato de ensino-aprendizagem, para isso precisamos entender o que está acontecendo com esses alunos contemporâneos e cheios de tecnologias, que tratam a escola como um mero local de convívio social e muito pouco aproveitam do que é fundamental na escola, o aprendizado.

Este trabalho visa demonstrar o que a muito vem sendo verificado em salas de aulas de todo o mundo, a falta de interesse, a indisciplina e muitas vezes o despreparo da escola e professores para lidar com tantas adversidades que acabam chegando à escola, e que não podem ser ignoradas, como afirma Parrat-Dayan (2008):

A inquietação com relação à conduta dos jovens de hoje e à perda da boa educação não é nova nem especifica de determinado país. (...) As investigações comparativas são úteis para identificar diversas aproximações ao problema. (PARRAT-DAYAN, 2008).

Sabendo os motivos de tal desvalorização pelas “salas de aula”, os professores poderão criar estratégias de como transformar toda aula em um processo de ensino de real valor na vida de cada aluno e também na sua própria vida, para que não só os alunos ganhem com isso, mas para que a sociedade cresça com pessoas de maior cultura e desejo de aprender a resolver problemas.

Este trabalho busca verificar os motivos que levam os alunos a se desinteressar pelo ensino no que diz respeito aos processos didáticos e propor idéias que possam reverter este quadro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário