sexta-feira, 15 de maio de 2009

ÓRGÃO PROPULSOR DO SANGUE... CORAÇÃO...

O Coração é um orgão muscular oco que bombeia o sangue de forma a que circule no corpo. A função do coração é gerar pressão, que condiciona o fluxo sanguíneo através de vasos. As válvulas que nele existem determinam o sentido do fluxo sanguíneo, evitando o retrocesso do sangue no sistema. Os movimentos rítmicos de contração e de relaxamento do coração, denominados, respectivamente, por sístole e por diástole, provocam diferenças de pressão responsáveis pela circulação do sangue.

Circulação Sanguínea

Ao percorrer todas as células do corpo, o sangue perde oxigênio, regressando ao coração pelas veias cavas superior e inferior na aurícula direita. O sangue é impulsionado pela válvula tricúspida para o ventrículo direito. A contração do ventrículo obriga a fechar esta válvula e abre a que se encontra à entrada da artéria pulmunar (válvula sigmóide). O sangue segue pela artéria pulmonar até aos pulmões onde se liberta o dióxido de carbono e recebe oxigênio, passando de venoso a arterial. Regressa ao coração pelas veias pulmonares à auricula esquerda. Este trajeto constitui a pequena circulação ou circulação pulmonar.

O sangue arterial, ao chegar ao coração proveniente dos pulmões, passada aurícula esquerda, através da válvula mitral para o ventrículo esquerdo. A contração deste ventrículo fecha esta válvula e abre a válvula sigmóide situada à entrada da artéria aorta. Desta artéria partem as artérias coronárias que vão permitir que o sangue arterial seja transportado a todas as partes do corpo, uma vez que o sangue passa das artérias principais para as arteríolas, até aos capilares. Quando chega às celulas o sangue liberta o oxigênio, bem como outras substâncias necessárias ao metabolismo celular, e recebe os produtos deste metaboli.smo e o dióxido de carbono. Passa, então, de sangue arterial a sangue venoso, sendo agora conduzido pelas vênulas e depois pelas veias, regressando ao coração pelas veias cavas superior e inferior na aurícula direita. Este trajeto de sangue constitui a grande circulação ou circulação sistêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário