quarta-feira, 13 de maio de 2009

ÁLCOOL E DIREÇÃO...

Estamos vendo com uma freqüência cada vez maior, acidentes provocados por pessoas que beberem "só uma cervejinha", e infelizmente, cada vez é menor a idade destes condutores. Algumas campanhas são realizadas, mas sem grande impacto, esta realizada pelo governo de alagoas chamou muita atenção pela criatividade, mas pouco fez pela consciência de quem bebe e dirige. Quem gosta de beber não vai deixar de beber por conta de propaganda, quem é imbecil e dirige embriagado não vai deixar de ser. Vejam:





Mas como disse acima a questão básica é que provavelmente estas campanhas tem pouco resultado pratico e real. Portanto lembrei de um destes e-mail correntes que recebi a muito tempo atrás e que fiquei chocado ao descobrir ser tudo verdade. Talvez esta história posso mexer com alguém. É sobre uma jovem de nome Jacqueline.
Aos 20 anos de idade seu carro foi atingido por um motorista bêbado dirigindo uma camioneta (SUV). O carro de Jacqueline incendiou matando outros dois ocupantes, apesar de ter a maior parte do corpo queimado ela sobreviveu. Sobreviveu a um custo altíssimo.
Obs.: vídeo mostra cenas impactantes.

Agora ela e seu pai se dedicam a promover campanhas compra a mistura de álcool e direção. Seu slogan é: “Nem todos atingidos por um motorista bêbado morrem.” Sua historia chocante é o mais brutal exemplo de como as conseqüências de um ato irresponsável podem atingir outras pessoas. No site de Jacqueline tem farto material sobre o caso.
Faço esta postagem como filho, pai e educador. Precisamos ensinar com exemplos, precisamos medir as conseqüências de se fazer tudo o que nossos filhos nos pedem, isso não é demonstração de amor... Precisamos mostrar a realidade, de que as tragédias não acontecem somente com "Jacquelines", mas também acontecem com pessoas que estão próximas da gente. Não é sempre que podemos impedir que algo ruim aconteça, mas podemos evitar ao máximo fazendo a coisa certa. Jovem ao volante somente Habilitado (CNH) e sempre, sempre, sempre... sóbrio, com cinto de segurança e respeitando os limites de velocidade.
Site Jacqueline: http://www.helpjacqui.com/home.htm (em inglês)

2 comentários:

  1. Rodrigão!

    Parabéns pelo seu Blog e, em especial, por esta reportagem sobre álcool e direção. Fiquei impressionada com o vídeo...
    Tenho certeza que tens cumprido muito bem seu papel de educador. Fico muito feliz em ver as matérias que tens publicado e, mais ainda, por ter trabalhado com uma "pessoa" tão capaz e iluminada quanto você. Que Deus lhe abençõe e te dê sempre saúde para trilhar esta árdua, porém, gratificante caminhada que é a de ser educador!
    Forte abraço!

    Cristiane Dal Bosco Rezzadori
    Londrina-PR

    ResponderExcluir