sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

REVISAR - REVISÃO LIVRO I & II

RevisAlunos...

   Segue abaixo o link para vocês baixarem os slides usados na aula de ontem sobre a revisão dos livros I e II. Bom Estudo!!! "Eu Posso, eu Passo"!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

REVISAR - ESQUEMA DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO



EMRB - REUNIÃO DE PAIS

Atenção galerinha da Escola Municipal Rui Barbosa...

Hoje às 17:30 os professores já estarão na escola para uma reunião pedagógica, preparando um ano cheio de novidades e muito aprendizado para todos vocês. A partir das 19:00 estaremos aguardando os pais de vocês para uma reunião geral, com a equipe da EMRB, APM e pais, com a apresentação dos professores e funcionários, regras da escola e calendário.

É importante a presença de todos os pais hoje, por isso, não esqueçam de avisá-los!!! Valeu!!!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

DIVULGAÇÃO DO BLOG


Em Sala de aula, no IG, no WhatsApp...

EMRB - AULA DE MICROSCOPIA

   
  Ontem foi 10! Realizamos a primeira aula de microscopia da Esc. Mun. Rui Barbosa com a turma do 7⁰ ano B. Os alunos puderem visualizar células do bulbo de uma cebola e compreender como funciona o microscópio e a importância deste equipamento para a ciência e também "matar" um pouco da curiosidade sobre "como é" realmente uma célula fora dos livros didáticos. A garotada adorou e eu também. É gratificante poder realizar nosso trabalho e ver os alunos interessados... para quem escolheu ser professor esse é o melhor presente!!! Obrigado aos meus alunos de hoje e de "ontem"!!!



A IMPORTÂNCIA DO MICROSCÓPIO
A curiosidade humana e o fantástico mundo científico apresentaram, dentre inúmeras outras descobertas, o microscópio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos. O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos. Eles ampliavam as imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo.

Posteriormente, o holandês Antonie van Leewenhoek construiu microscópios de apenas uma lente, pequena e quase esférica, entre duas placas de cobre, aperfeiçoando o instrumento. Ele foi o primeiro a utilizar o microscópio visando o entendimento da natureza e por isso estudou materiais como água estagnada, embriões de plantas, sangue, esperma e visualizou micro-organismos.

Com essas descobertas, Robert Hooke foi encarregado de construir um microscópio ainda mais poderoso. Ele desenvolveu um aparelho com duas lentes ajustadas nas extremidades de um tubo de metal. E por possuir duas lentes, a ocular e a objetiva, ficou conhecido como microscópio composto. Com isso, novas pesquisas foram realizadas e a tecnologia aprimorada.

Atualmente, os aparelhos utilizados nos laboratórios de biologia de escolas e universidades são, na maioria, microscópios ópticos ou fotônicos, que utilizam luz. Eles possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal, e geralmente fornecem ampliações de 100 a 1000 vezes. A luz, projetada através do objeto em observação, atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador. Utiliza-se então um micrômetro e um macrômetro para focalizar o objeto fracionado na lâmina estudada e o charriot para efetuar a varredura, que é a visualização dos diferentes campos de uma lâmina.

Para a melhor utilização do microscópio, diversas técnicas foram formalizadas e inovações foram feitas. Corantes, fixadores, micrótomo, esfregaço, esmagamento. Esses são alguns materiais e algumas técnicas que são necessárias em um laboratório que utiliza microscopia.

As diferentes técnicas utilizadas em microscopia dependem também das finalidades laboratoriais. Por exemplo, se as lâminas forem para fins educacionais, deve-se tentar montar uma lâmina permanente, no entanto, se a lâmina for preparada para testes laboratoriais na área de saúde, como contagem de células, tal técnica deve ser descartada, seguindo as normas de biossegurança necessárias.

Há também os microscópios eletrônicos, que permitem o estudo mais detalhado da estrutura interna da célula, podendo proporcionar aumentos de 5 mil e 100 mil vezes.

No microscópio eletrônico de transmissão há, em vez de luz, um feixe de elétrons que atravessa o material biológico, produzindo a imagem. Já o microscópio eletrônico de varredura por meio também de elétrons, estuda-se detalhes de superfícies de objetos sólidos. O material deve ser desidratado e recoberto com uma fina camada de metal. Com a movimentação de um feixe de elétrons, a superfície do material é captada por um sensor e então há uma interpretação computadorizada dessa superfície.

FONTE:www.brasilescola.com

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CARNAVAL 2015

    Chegamos na época do carnaval galerinha... época de diversão... festas e muita alegria...
  Sempre alerto meus alunos sobre os exageros que as vezes cometemos nas festas, cuidados nunca são demais quando se trata de nossa saúde!!! Mas esse ano trago um convite especial para quem ainda não fez planos para esse carnaval...

  O Setor da Juventude convida todos os jovens de 14 à 18 anos para participar do encontro de carnaval Alegrai-vos no senhor , que estará acontecendo nos dias 14 e 15 de fevereiro a partir das 12:30 hs. A taxa de inscrição é de R$60,00 (incluso camiseta, alimentação e hospedagem) as inscrições estão sendo realizadas na secretaria da Igreja Matriz. 


VAMOS CELEBRAR COM NOSSO SENHOR!!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

FALSO O

  Na segunda-feira uma aluna do CURSINHO REVISAR me questionou sobre o "falso O"... Na hora não "liguei o nome a pessoa", mas o falso O,  trata-se do efeito Bombaim, que agora ilustro aqui para vocês.



  Nem sempre a afirmação “Filhos de pais de sangue O não podem ter sangue A” é verdadeira. Isso porque existe um grupo, correspondente a menos de 1% da população, em que as técnicas tradicionais de determinação dos grupos sanguíneos os identificam como se fossem de sangue O, mesmo sendo homozigotos ou heterozigotos do tipo A e B; ou AB. A incidência destes casos é maior na Índia, principalmente em Mumbai, também chamada de Bombaim – justificando o nome dado a este fenômeno. Neste caso genérico, há a possibilidade, mesmo que pequena, de um dos pais ser um falso O. 

  Isso pode ser explicado da seguinte forma: um lócus gênico, chamado lócus H, determina a produção de um fator responsável pela expressão do fenótipo do sistema ABO. Assim, indivíduos HH ou Hh sintetizam uma enzima que é responsável pela formação do antígeno H; transformado em antígeno A ou B: responsável pela determinação dos grupos sanguíneos A, B e AB, em testes tradicionais. 

  Quando esse lócus gênico não está presente, ou seja, em casos de indivíduos homozigotos recessivos (hh), é manifestado um fenótipo de sangue do tipo O independentemente do seu genótipo verdadeiro, já neste caso que é sintetizada uma enzima inativa. 

  Diante destes fatos, para se detectar se uma pessoa é realmente O ou um falso O, é necessário um teste em que se é aplicado o anticorpo anti-H em uma gota de sangue. Quando há a aglutinação desta amostra, o indivíduo possui genótipo referente ao sangue O; quando não, é um falso O, não sendo possível se fazer a detecção de seu real grupo sanguíneo. 
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

FONTE: www.mundoeducacao.com

CEBSJ - CONTEÚDO PROVA PARCIAL


   ATENÇÃO PESSOAS DO 2⁰ ANO 

PROVA PARCIAL DIA 23/02

CONTEÚDOS:
 - FRENTE 1: MÓD. 1; 2; 3 e 4
 - FRENTE 2: MÓD. 1. 


BOM ESTUDO!!!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

2015

   Bom dia "pessoas"...

   O ano letivo de 2015 já iniciou a todo o vapor e mais uma vez o blog do professor Rodrigão está na ativa para auxiliar aos meus alunos.
   Este ano saí da direção da escola Municipal São Domingos e estou somente em sala de aula, fazendo o que melhor sei fazer... dar aula! Aos meus alunos meu muitíssimo obrigado pela recepção calorosa ontem, principalmente na Escola Estadual Mário Spinelli.
  Neste ano me desdobro para atender ao chamado de 58 aulas semanais, na Escola Municipal Rui Barbosa, Escola Estadual Mário Spinelli, Centro de Educação Básica São José e Centro de Estudos Revisar... é com muita alegria que desejo a todos os meus colegas e alunos um ótimo ano e muito sucesso!!!