Fonte: http://educacao.uol.com.br
segunda-feira, 25 de abril de 2011
VAZAMENTO NO GOLFO DO MÉXICO, UM ANO DEPOIS...
quarta-feira, 20 de abril de 2011
ORAÇÃO DE PÁSCOA...
terça-feira, 19 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
FACEM - ED. FÍSICA LICENCIATURA...
sexta-feira, 15 de abril de 2011
SAUDADES - TERCEIRÃO 2007...
Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.
Carlos Drummond de AndradeLUTO...
Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber.
Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado.
MEUS MAIS PROFUNDOS PESARES A TODA A FAMÍLIA,... EM ESPECIAL AOS QUERIDOS ROBERTO GRANDO E MARLI GRANDO....
quinta-feira, 14 de abril de 2011
FACEM - ED. FÍSICA LICENCIATURA...
CEBSJ - BIMESTRAIS...
quarta-feira, 13 de abril de 2011
CEBSJ - AULA DE ATUALIDADES...
"Na segunda -feira, 11 de abril, o professor Rodrigo elaborou a seguinte gincana: Os alunos deveriam escrever um valor ( Paz, harmonia, amizade, respeito, solidariedade, amor ao próximo etc) e colocar dentro de um balão , entregue a cada aluno, junto com um palito.
A turma, em círculo, colocou os valores dentro de cada balão , representando a sociedade e seus valores.
Em seguida, o professor colocou uma música e deu a seguinte ordem: enquanto a música tocar, os balões deverão permanecer no alto. O balão que caísse, deveria ser pego do chão e colocado novamente no alto.
Cada aluno tratou de cuidar do seu balão e, por consequencia, o valor que estava dentro. Sem nenhum imprevisto, a "brincadeira" prosseguiu e a "sociedade" continuou com os seus valores.
Segunda etapa: o professor disse aos alunos: " aquele que permanecer com o balão cheio, ganhará um prêmio!"
A música começou novamente e, de imediato, os alunos começaram a estourar os balões um do outro. Poucos entenderam a ordem ou entenderam da maneira errada. A ordem não era estourar e sim , manter o balões cheios, ( bastava segurá-los na mão) mas o desejo de ganhar o prêmio foi mais forte .
Moral da história : Muitas vezes as pessoas acabam pensando apenas em si e ignoram que , para preservar os valores da sociedade é preciso que cada um faça o seu papel , cuidando , preservando e não tentando vencer a custa da derrota alheia."
"Achei a atividade boa e reflexiva, pois, a partir dela, começaremos a pensar mais e a prestar atenção nas oportunidades de ajudar ao próximo sem ter que prejudicar ninguém.
Prejudicar o colegas ( furando os balões) foi fácil, pois não percebemos que existiam valores dentro deles."
Letícia Costa (3° ano A)
Obrigado Letícia pela contribuição na postagem!!!
ESTAMOS TAMBÉM NO BLOG DA ESCOLA: http://cebsaojosesorriso.blogspot.com/
terça-feira, 12 de abril de 2011
MEMBRANA PLASMÁTICA E PATOLOGIA
Da integridade estrutural e do perfeito funcionamento da membrana plasmática, depende a manutenção da organização e da atividade celular e, conseqüentemente, a sobrevivência do organismo. Assim, toxinas bacterianas, por exemplo, podem alterar as funções celulares. Um caso típico e dado pelo vibrião colérico, a bactéria causadora do cólera. Essa bactéria elimina o colerageno, uma toxina de natureza protéica. Modificando a permeabilidade celular, a toxina inibe a absorção de sódio pelas células da parede intestinal (enterocitos). O processo de termina um aumento da pressão osmótica do conteúdo intestinal, que passa a retirar água das células. A enorme quantidade de água que atinge a cavidade digestoria provoca diarréia e desidratação, sintomas típicos do cólera.
FONTE: apostila Objetivo.
DICA DE FILME...
Título original: (Lorenzo's Oil)
Lançamento: 1992 (EUA)
Direção: George Miller
Atores: Susan Sarandan, Nick Nolte,Peter Ustinov, Kathleen Wilhoite.
Duração: 135 min
Gênero: Drama
Os pais de Lorenzo se recusaram a aceitar passivamente este diagnóstico e passaram a se dedicar ao estudo dos mecanismos básicos celulares, em livros de cursos de medicina. Inicialmente buscavam aprender e entender como as células do nosso organismo funcionam, para isso, passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados em livros em uma época em que computadores pessoais e Internet eram palavras completamente desconhecidas. Quando eles acreditavam que haviam encontrado alguma informação relevante, procuravam médicos e professores dos cursos de medicina e discutiam com eles suas idéias, sempre buscando encontrar uma forma de tratamento que minimizasse o sofrimento de Lorenzo. A quantidade de dificuldades que encontraram foi enorme, desde o preconceito de médicos e professores por serem “leigos” em Bioquímica e Medicina, a impossibilidade de realização de testes em humanos de tratamentos ainda não autorizados pelo FDA (Food and Drug Administration – Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos) e a dificuldade em achar parceiros químicos com competência para produzir a fórmula dos óleos que eles acreditavam que poderiam curar Lorenzo.
A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença. O óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, o ácido oléico (C18:1) e ácido erúcico (C20:1), cujo metabolismo se sobrepõe ao dos saturados, evitando assim o seu acúmulo. Para chegar a esta mistura, os pais de Lorenzo estudaram os resultados de muitas pesquisas na época, inclusive feitas em animais. Eles sabiam, por exemplo, que o óleo é tóxico para ratos, levando-os à morte, mas tiveram a coragem de ministrar em seu filho e mostrar ao mundo que o óleo é inofensivo aos humanos e que podia reverter e principalmente evitar os efeitos catastróficos da ADL. Enfrentaram e ainda enfrentam dificuldades com o FDA, que até hoje não autorizou o uso em humanos. Devido a essas dificuldades, o óleo é hoje produzido por uma companhia inglesa, e o Sr. Odone não recebeu nenhuma porcentagem das vendas do produto, apesar de ter sido o seu idealizador. O reconhecimento dos seus estudos pela comunidade científica e acadêmica resultou no título de Doutor honoris causa por sua imensa contribuição à ciência e à medicina.
As crianças diagnosticadas com ADL na mesma época que Lorenzo e que não receberam o tratamento do óleo não chegaram à idade adulta. Lorenzo não se curou porque as lesões no sistema nervoso central deixaram seqüelas permanentes mas a doença estacionou. Porém o mais significativo dos fatos foi a prevenção do desenvolvimento dos sintomas nos novos casos diagnosticados. Os pais de Lorenzo ainda fundaram o “Projeto Mielina”, uma fundação que tenta concentrar esforços nos estudos das doenças relacionadas à mielina.
O “Óleo de Lorenzo” é uma estória real de coragem, determinação e dedicação.
- Lorenzo morreu em sua casa em Fairfax, Virginia em 30 de maio de 2008, um dia depois de seu aniversário de 30 anos.
ADRENOLEUCODISTROFIA...
Nomes alternativos:
leucodistrofia melanodérmica; adrenoleucodistrofia ligada ao X
Definição:
Distúrbio hereditário do metabolismo dos ácidos graxos que afeta as glândulas adrenais, o sistema nervoso e os testículos.
Causas, incidência e fatores de risco:
A adrenoleucodistrofia é transmitida como um característica ligada ao cromossoma X, e acredita-se que sua incidência seja ligeiramente superior a 1 em cada 100.000 pessoas. O defeito metabólico é o acúmulo de ácidos graxos de cadeia longa no sistema nervoso, nas glândulas adrenais e nos testículos, onde o material acumulado interrompe a atividade normal. Existem várias formas diferentes da doença. A mais grave é a forma cerebral infantil, que aparece em meio à infância. As demais formas aparecem durante a adolescência. Aproximadamente um terço das pessoas afetadas desenvolve sintomas neurológicos, enquanto todas desenvolvem uma função adrenal anormal.
Na forma infantil, os primeiros sintomas abrangem hiperatividade, dificuldade na escola, dificuldade para compreender a comunicação verbal, deterioração da escrita, olhos vesgos (estrabismo) e possíveis convulsões. À medida que a doença avança aparecem novos sinais de danos na substância branca do cérebro que incluem alterações no tônus muscular, rigidez e deformidades por contratura, dificuldade de deglutição e coma.
Outro componente importante presente em todas as formas de adrenoleucodistrofia é o desenvolvimento bastante significativo de uma função adrenal deficiente (semelhante à doença de Addison), que pode ser tratada de forma adequada com corticosteróides.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
CEBSJ - MITOSE...
CEBSJ - ATENÇÃO PARA AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO...
quarta-feira, 6 de abril de 2011
O QUE VALE NA VIDA...
TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA...
Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.
Estas são as coisas que aprendi:
1. Compartilhe tudo;
2. Jogue dentro das regras;
3. Não bata nos outros;
4. Coloque as coisas de volta onde pegou;
5. Arrume sua bagunça;
6. Não pegue as coisas dos outros;
7. Peça desculpas quando machucar alguém; mas peça mesmo !!!
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;
9. Dê descarga; (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;
11. Respeite o limite dos outros;
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias;
13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros;
15. Dê a mão e fique junto;
16. Repare nas maravilhas da vida;
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica, devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
"O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver"...
Pedro Bial.
FACEM - ED. FÍSICA LICENCIATURA...
segunda-feira, 4 de abril de 2011
CEBSJ - PROVAS DE RECUPERAÇÃO e SUBSTITUTIVAS....
CEBSJ - RECADO TERCEIRÃO NOTURNO
CEBSJ - LADY MENDEL...
sexta-feira, 1 de abril de 2011
CEBSJ - AULA 3°A - MÓDULO 12
Assistam o vídeo, leiam a aula (apostila), anotem suas considerações e dúvidas...
EMSD - "PULSEIRINHAS DA RESPONSABILIDADE"...
Na onda das "pulseirinhas", a turma da 5a série A, está usando as "PULSEIRINHAS DA RESPONSABILIDADE".
As pulseirinhas foram confeccionadas pelos alunos como uma das atividades do PROJETO VIRTUDES, realizado pela Escola Municipal São Domingos, e servirão para lembrá-los da RESPONSABILIDADE de cada um em ser um bom filho, aluno e cidadão.
- Respeitar os pais;
- Fazer tarefas de casa e estudar;
- CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.
Essas foram algumas características levantadas pela sala, e que cada um de nós somos responsáveis!