quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CURIOSIDADE E BIOLOGIA - BEIJO...

O BEIJO EM NÚMEROS

  • Quando beijam, 97% das mulheres fecham os olhos. Apenas 30% dos homens fazem o mesmo.
  • Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (doze dos lábios e dezessete da língua).
  • O beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios.
  • Uma pessoa troca, em média, 24 000 beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados) ao longo de sua vida.
  • Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Quando se beija alguém, resíduos de sua saliva permanecem em sua boca por três dias.
  • Em cada beijo, os dois apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7 g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESTIMULE SEU CÉREBRO...

Dizer a cor de cada palavra estimula o lado direito do cérebro

Ao longo do período escolar é normal que o aluno sinta cansaço excessivo, principalmente se estiver sobrecarregado com várias atividades em um único dia.

No decorrer dos meses, pode manifestar preguiça mental, pois o cérebro não suporta ficar com uma sobrecarga, sendo que não há momentos para relaxar através de atividades espontâneas e livres, que nunca aparecem.

Na verdade o cérebro precisa ser estimulado para que não se torne preguiçoso, mas a família deve organizar uma agenda de atividades que não deixe o jovem com grande quantidade de atividades.

Além de freqüentar a escola, os exercícios físicos são uma ótima forma de se manter a saúde, uma maneira de aliviar o estresse e trazer o equilíbrio mental. Mas o excesso pode também levar ao cansaço extremo. Fazer exercícios três vezes por semana é uma opção para estimular o cérebro, desenvolver a coordenação motora, o que é ótimo para o corpo e a mente.

Aprender um instrumento musical também é uma forma de estimular o cérebro, pois o estado de concentração faz parte desses momentos. Como é uma atividade considerada lúdica e divertida, também alivia as tensões e proporciona prazer para quem exerce.

Jogos como quebra-cabeça, mímica, de seqüência lógica, xadrez, ligue 4, cubo mágico, senha, cara a cara, também auxiliam muito na concentração, servem como estímulo para não deixar o cérebro ficar preguiçoso.

A hora das tarefas de casa, trabalhos ou estudos devem ser depois do horário de descanso. Tomar um bom banho, fazer uma refeição leve o deixará pronto para cuidar de suas responsabilidades, trazendo melhores resultados.

Alguns terapeutas indicam exercícios que podem ajudar no funcionamento do cérebro, impedindo-o que se torne preguiçoso, como: usar o relógio no braço contrário, comer com a mão contrária à que você usa habitualmente; andar de costas dentro de casa; escovar os dentes com a outra mão, vestir-se com os olhos fechados; usar o mouse do outro lado; tentando quebrar os comportamentos rotineiros, obrigando o cérebro a pensar diferente.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DICA DE LEITURA...

ISTO É BIOLOGIA: A CIÊNCIA DO MUNDO VIVO

Este livro é, ao mesmo tempo, uma historiografia da ciência e uma reflexão sobre o papel da biologia na construção da sociedade no século XXI. Mayr tenta mostrar que compreender a biologia é fundamental para a vida humana moderna. Sugere que os valores éticos, calcados nos direitos do indivíduo, tornaram-se obsoletos, por serem incapazes de estimular a solidariedade e o cuidado com o planeta - essenciais para a sobrevivência da espécie. A saída para esse impasse, propõe, é adotar uma nova ética, baseada no que ele chama de humanismo evolutivo.

AUTOR: Ernest Mayr
EDITORA: companhia das letras, EDIÇÃO 2008.
N° DE PÁGINAS: 432

FACEM - TEC. EM ESTÉTICA E COSMÉTICA...


MENINAS ESTÉTICA
2011/1.

FACEM - ED. FÍSICA LICENCIATURA 2010/2...

Ensinar é compartilhar de sua própria existência, é acreditar que se pode contribuir para a formação de um caráter. Ser mestre não é apenas lecionar. É ser humano e amigo, guia e companheiro. É ser exemplo de dedicação, doação, dignidade e amor.
PARABÉNS PELA FORMATURA, E QUE DEUS ABENÇOE A VIDA DE CADA UM DE VOCÊS!!!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PROCURA-SE...

A caneca do prof. Rodrigão, que foi extraviada nas dependências do CEBSJ.
A caneca é de alumínio e com a inscrição prof. Rodrigão. Favor quem achou ou achar entregar na coordenação da escola.

Ganhei esta caneca de presente, e por isso possui um grande valor sentimental... achem minha caneca!!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FACEM - ED. FÍSICA E ESTÉTICA...

LEMBREM-SE: Nesta sexta-feira (18.02) teremos aula prática no laboratório de microscopia 6, portanto, não esqueçam - JALECO, CALÇA E SAPATO FECHADO!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DONA NEUZA... MINHA MÃE... MINHA FORTALEZA!

Que o dia de seu aniversário seja repleto de bençãos, que o futuro seja sempre um presente de Deus, maravilhoso e cheio de conquistas.
Te agradeço pelo profissional que sou, pois foi com seu exemplo de professora dedicada e amorosa que direcionei meu ofício... foi com sua batalha constante que agarrei meu "canudo" e hoje também sou um professor...
Te agradeço pelo homem que sou, pois foi com uma educação firme, mas sempre amorosa, que me ensinou o que era certo ou errado...
Te agradeço pelo pai que sou, pois foi com a mais nobre forma de amar que me ensinou a amar também... incondicionalmante...
Peço, humildemente, desculpas, não pelos erros do dia-a-dia entre mãe e filho, porque esses são perdoados automaticamente pelo amor que essa relação sustenta, mas pelos exageros, pela distância e pelas poucas oportunidades de dizer que eu TE AMO!!!

MUITAS FELICIDADES...
TE AMO, MUITO, TANTO E SEMPRE!

R, V e P.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

GABARITO DO TC 1 – 2.ª SÉRIE DO E. M.

FRENTE 1

MÓDULO 1

CÉLULA VEGETAL:PAREDE CELULAR

1) Parede celular, plastídios e grandes vacúolos.

2) Proteção do protoplasma e sustentação mecânica.

3) A 4) C 5) E 6) A

MÓDULO 2

CÉLULA VEGETAL: PLASTOS E VACÚOLOS

1) C 2) C 3) D 4) D 5) D

6) Cloroplastos: fotossíntese.

Leucoplastos: reserva de amido.

7) a) Retículo endoplasmático.

b) Reserva e regulação osmótica.

8) B 9) B

MÓDULO 3

OS TECIDOS VEGETAIS

1) D 2) D 3) D 4) A

5) Felogênio e câmbio.

6) Raiz: produção de coifa e ausência de gemas laterais e de folhas.

Caule: ausência de coifa e produção de gemas laterais e de folhas.

7) Felogênio: súber e feloderma (parênquima).

Câmbio: floema (líber) e xilema (lenho).

8) Multiplicação das células das gemas laterais.

9) D

MÓDULO 4

OS TECIDOS ADULTOS

1) D 2) E 3) C 4) D 5) B 6) A 7) D 8) A

MÓDULO 5

TECIDOS DE PROTEÇÃO:EPIDERME E SÚBER

1) B 2) B 3) C 4) D 5) B

MÓDULO 6

OS TECIDOS CONDUTORES (VASCULARES)

1) C 2) B 3) A 4) C 5) B 6) C 7) B 8) B

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

POR UM CURRÍCULO CONSISTENTE...

Entre tantas possibilidades, a escola deve optar por ensinar o que leva o aluno a desenvolver habilidades como o senso crítico e a ética

Não é de hoje que os educadores de diversos países se perguntam o que as crianças e os jovens devem aprender em sala de aula. Antigamente não havia dúvida: era preciso transmitir aos alunos os saberes que a humanidade acumulou nos últimos 10 mil anos em Ciências, Matemática, Literatura, Arte e as demais áreas do conhecimento. Sim, era uma grande pretensão, mas ninguém duvidava de que esse era o papel da escola.

Na contemporaneidade, essas certezas ruíram. Novas necessidades de aprendizagem foram surgindo ao mesmo tempo em que outras demandas sociais e culturais apareciam. Por uma série de motivos, a escola foi aos poucos tomando para si a responsabilidade pelo ensino de tudo o que uma pessoa precisa aprender durante a sua formação. Como bem compara o educador português António Nóvoa, muita gente toma essa instituição como um pote, em que são colocadas diversas coisas: além das que já estão lá – as diversas disciplinas –, se juntam também aulas de cidadania e meio ambiente, atitudes para prevenir a AIDS, a violência sexual e os acidentes de trânsito, noções de higiene pessoal e de saúde pública etc., etc., etc.

Conheci Nóvoa há alguns anos em Genebra, Suíça. Impressionou-me a capacidade que tem para dar consistência às ideias e práticas educativas, elevandoas à dimensão de ciência e de política. Prova disso são os princípios que ele defendea respeito da formação do currículo, tema principal da entrevista concedida à revista NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, edição de junho/julho (2010). Ele afirma que não se pode pretender que a sala de aula resolva todos os problemas e que é preciso dar “à escola o que é da escola e à sociedade o que é da sociedade”. Ao ler esse texto, lembrei-me de outro grande educador, o nosso Paulo Freire (1921-1997), que costumava ressaltar em discursos e textos que educar não é aplicar conteúdos na cabeça das crianças, como se faz depósitos em contas bancárias – só que, nesse caso, seriam depositados trocados de conhecimentos. Freire e Nóvoa usam essas metáforas para superar a ideia de que o professor é o detentor de saberes contidos em matérias fechadas, e o aluno, o dono de uma cabeça oca e enorme para poder acomodar tudo dentro dela. Agora sabemos – depois de todas as contribuições de Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky (1895- 1934) e outros pesquisadores – que o conhecimento se forma depois de um longo processo de trocas, assimilações, adaptações e elaborações, influenciado por todos os aspectos humanos (valores, culturas, condições materiais etc.).

Sabendo disso, fica fácil se convencer de que a escola e a cabeça do aluno não são potes ou contas bancárias. Ela deve, portanto, pinçar, do leque de conteúdos, aqueles que trarão a maior possibilidade de a criança aprender e formar habilidades aliadas à cidadania, ao senso crítico e ao sentido de ética e estética. Cabe à escola optar por um programa que contemple as necessidades dos estudantes e as características da comunidade em que eles vivem, afinando-o ainda com as diretrizes dos currículos nacionais. Com esses parâmetros, é possível construir, sim, um projeto político pedagógico (PPP) para cada unidade de ensino, mas que não fique circunscrito a ela. Ele deve se refletir nos planos de Educação do município e da nação, já que nasceu da cultura atual, viva, produzida no seio da escola e de seus arredores, aliando-se politicamente à formação de uma nação democrática e republicana. Dessa forma, a escola nunca será uma oficina de formar agentes para o mercado flutuante de trabalho, mas uma instituição de onde saem cidadãos que se habilitam a trabalhar e participar da cultura e dos destinos da comunidade e do país.

Fernando José de Almeida

Fonte: Revista Nova Escola - 06/2010



* Fernando José de Almeida é filósofo, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vice-presidente da TV Cultura – Fundação Padre Anchieta.

PEDRO GRANDO HAHN...


Já com 6 anos...
FELIZ ANIVERSÁRIO... TE AMO FILHO!!!

FACEM - EDUCAÇÃO FÍSICA...

ATENÇÃO PARA DATAS DE AVALIAÇÕES:

Provas:

Escrita obrigatória 1 - Valor: 2,5; DATA: 18/04

Escrita obrigatória 2 - Valor: 2,5; DATA: 03/06

Integrada - Valor: 1,0; DATA: 21/05

Trabalhos teórico práticos:

Pequenos trabalhos - Valor: 0,5; DATAS: 11/03; 01/04; 23/05; 27/06

Relatórios das aulas práticas – Valor: 0,5; DATAS: 18/02; 25/03; 15/04; 06/05

Seminários - Valor: 1,0; DATA: 06/06

Projeto interdisciplinar - Valor: 2,0; DATA: 18/05

FACEM - ESTÉTICA E COSMÉTICA...

ATENÇÃO PARA DATAS DE AVALIAÇÕES:

Provas:

- Escrita obrigatória 1 - Valor: 2,5; DATA: 27/04

- Escrita obrigatória 2 - Valor: 2,5; DATA: 10/06

- Integrada - Valor: 1,0; DATA: 25/05


Trabalhos teórico práticos:

- Pequenos trabalhos (atividades avaliativas de sala) - Valor: 0,5 DATAS: 09/03; 30/03; 17/06; 24/06

- Relatórios das aulas práticas – Valor: 0,5; DATAS: 18/02; 25/02; 23/03; 20/04; 18/05

- Seminários (álbum mitótico) - Valor: 1,0; DATA: 06/05

- Projeto interdisciplinar - Valor: 2,0; DATA: 21/05

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CEBSJ - LEMBRETES

  • AULA DADA É AULA FEITA... Não deixem os exercícios acumularem!
  • 3ao SIMULADO QUINTA-FEIRA (estudem divisão celular e não esqueçam de fazer trabalho de meiose).
  • PROVIDENCIAR JALECO PARA AULAS PRÁTICAS.
  • ESTUDEM...
  • ESTUDEM...
  • ESTUDEM...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO DO DNA...


Creio no DNA todo poderoso
criador de todos os seres vivos,
creio no RNA,
seu único filho,
que foi concebido por ordem a graça do DNA polimerase.
Nasceu como transcrito primário
padeceu sobre o poder das nucleases, metilases e poliadenilases.
Foi processa, modificado e transportado.
Desceu do citoplasma e em poucos segundos foi traduzido à proteína.
Subiu pelo retículo endoplasmático e o complexo de Golgi
E está ancorado à direita de uma proteína G
Na membrana plasmática
De onde há de vir a controlar a transdução de sinais
Em células normais e apoptóticas
Creio na Biologia Molecular
Na terapia gênica e na biotecnologia
No seqüenciamento do genoma humano
Na correção de mutações
Na clonagem da Dolly
Na vida eterna.
Amém

A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR BIOLOGIA...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA BIOLOGIA

A Biologia é um ramo do conhecimento que exerce grande fascínio em todos que nela se aprofundam, pois tenta explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem.

Devido à grande diversificação e especialização das áreas de estudo da biologia, levou ao surgimento de uma infinidade de termos e conceitos específicos em cada subárea.

A biologia está presente no nosso dia-a-dia e influencia diretamente as nossas tomadas de decisão, mesmo que não se perceba de pronto. Mas basta observarmos o consumo de bebidas alcoólicas, drogas, alimentos geneticamente modificados, agricultura orgânica, AIDS, gravidez na adolescência, higiene, prática de atividades físicas, preservação do ambiente, poluição, são temas que facilmente explicados com os conhecimentos advindos da biologia. Portanto, o estudo desta ciência requer uma postura mais crítica, para que possamos entender os processos biológicos por uma visão holística e assim tomarmos decisões mais coerentes com a realidade que nos cerca.

Fonte: U.F.V.

CEBSJ - HORÁRIOS...