terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PROJETO PLANTANDO UMA ÁRVORE E DEIXANDO UMA MARCA...

Este projeto visa fazer com que os alunos se interessem um pouco mais pelo meio ambiente e aprendam a cuidar das mudas plantadas, utilizando os conhecimentos em biologia, também tem a intenção de deixar uma marca de cada um deles na escola, para que (quem sabe) seus filhos brinquem em baixo da árvore que eles plantaram.
Os alunos do 3°ano A, do Centro de Educação Básica São José, deram início hoje ao projeto "PLANTANDO UMA ÁRVORE E DEIXANDO UMA MARCA". A turma dividida em 7 grupos plantou 7 mudas de árvores, como pitangueira, ipê, jambo, palmeira, etc... Cada grupo ficará responsável por cuidar de uma dessas árvores durante o ano letivo de 2010, deixando para as futuras gerações de estudantes do CEBSJ a marca da sua árvore na escola, mas para a comunidade em geral, um pouco mais de verde, ar puro e sombra.
Em breve publicarei a opinião de alguns alunos sobre o projeto, e novas fotografias deste dia diferente para todos nós... até lá!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

OS PERIGOS DO NARGUILÉ...

Como educador, tenho consciência que ensinar biologia e ciências dentro das salas de aula, não é o sufuciente, minha preocupação vai além dos portões das escolas, e tenho acompanhado o aumento do uso do narguilé entre os jovens, por isso resolvi publicar a reportagem abaixo, pois muitos (incluindo pais - que permitem), influenciados pela mídia e por amigos desconhecem seus efeitos.

Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguile – e é aí que mora o perigo! Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.
Tudo começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. Assim, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre. Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.
Ele funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.
Segundo o dr. Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguile causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas – já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização. Vale lembrar que o seu uso é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.

Efeitos à saúde

Também conhecido como ‘hookah’ nos países de língua inglesa, ou por ‘shisha’ no norte da África, o narguile pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, advNarguilé3erte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da SPPT.
Estudos recentes contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguile, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros. E são consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Dessa maneira, inala-se maior quantidade de toxinas.
O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso: por conter diversas toxinas, pode até causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras. “A única forma de minimizar os males causados pelo narguile é evitar o uso e não aspirar a fumaça“, alerta o dr. Sérgio.

FONTE:http://www.destaquesp.com/index.php/Saude/Prevencao/os-perigos-do-narguile.html

Não tenho postura radical contra nada, mas é preciso de informação para se tomar decisões sobre o que vamos fazer com nossa saúde, PENSE NISSO!!!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PEDRO GRANDO HAHN...

Ontem (11/02) meu gurizinho fez 5 anos... Parece mentira que faz tanto tempo que a Vivi me deu a notícia que estava grávida e aquela mistura de felicidade, angustia e medo se transformou no maior presente que Deus me deu... Meu filho é minha vida!
TE AMO FILHO!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

TERCEIRÃO SÃO JOSÉ...


ROBERT HOOKE

Nascido em Freshwater, na ilha de Wight, filho do reverendo John Hooke - religião anglicana - foi o último dos seus quatro filhos. Desde criança sofreu de sinusite e bronquite; mais tarde, tinha enxaquecas, má digestão (a ponto de anotar em seu diário quando encontrava uma comida que não lhe fizesse mal), insônia e, quando conseguia dormir, pesadelos. Cedo interessou-se por modelos mecânicos e pelo desenho, tendo-se revelado, inclusive, um excelente desenhista. Estudou línguas clássicas e se fascino u com a obra de Euclides. Hooke começou a sua instrução na Westiminster School. Em 1653, Hooke conquistou um lugar na Universidade de Oxford. Aí, conheceu Robert Boyle, e desempenhou as funções de seu assistente. Em 1660, descobriu a Lei de Hooke da elasticidade, a qual descreve a variação linear da tensão com a extensão de uma mola elastica. Em 1662, Hooke foi nomeado Curador de Experiências na recentemente criada Royal Society e foi responsável por experiências conduzidas nas suas reuniões. Em 1664, passou a ser renumerado pela Royal Society, embora mal e com atraso, pelos trabalhos exercidos, sendo assim um dos primeiros cientistas assalariados. Com a morte do seu desafeto Henry Oldenburg, foi eleito secretário da Royal Society onde permaneceu no cargo até 1682. Em 1665 publicou um livro intitulado Micrographia, que consta de descrições de observações microscópicas e telescópicas e de alguma biologia original. Com efeito, o termo "célula" é atribuído a Hooke. Na Micrographia , pela primeira vez foi feita descrições de um número enorme de observações com microscópio, ilustradas com cerca de 60 belíssimas pranchas - a imagem de uma pulga sendo talvez a mais conhecida - que atestou o talento artístico de Hooke. O livro desvelou um mundo novo e extraordinariamente diversificado, deixando evidente a importância do instrumento construído para explorá-lo, e consolidou o uso das imagens na comunicação científica. Nesta obra Hooke descreve o microscópio composto e expõe muitas de suas observaçoes originais: o olho composto da mosca, a estrutura do ferrão de uma abelha e de penas, o movimento das asas de um inseto, os cristais de neve, a estrutrua irregular da ponta de uma agulha e do fio de uma navalha. Além dessas observações analisou cabelos, pêlos e fios, desenvolveu a idéia de que era possível a produção de um fio artificial como o da seda, também registrou e desenhou a famosa observação sobre as células existentes na cortiça e em outros vegetais.

FONTE: Wikipedia.

TERCEIRÃO FAZENDO COMO HOOKE...

Em uma aula de microscopia, os alunos do terceirão (CEBSJ) puderam produzir e visualizar lâminas com cortes histológicos de células de cortiça, assim como Robert Hooke realizou em 1665...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

MINHAS FÉRIAS...


família reunida no natal

Este ano passei natal, final de ano e muitos dias com meus pais e irmã...
Saí de Sorriso dia 20 de dez./2009 e só voltei dia 24 de jan./2010. Fui para Porto Alegre, Um calorão só... mas como foi bom matar as saudades dos meus velhos...
Passeamos muito, shopping era o que era. Visitinhas gastronômicas em todo restaurante que tinha comidas que não se encontram por aqui (rodizio de filé, chines, o melhor bauru do país - Trianon, etc), cinema, planetário, usina do gasômetro, chimarrão no parque da redenção, visita ao olímpico e memorial do Grêmio (eu e o Pedro saímos até na Zero Hora ao lado do Maxi Lopes), PoA é 10! Mas pra passear, pois o trânsito e a violência são umas loucuras.
Fomos ainda à Gramado ver o natal luz... Vale muito a pena, é LINDO! Passamos uns dias na praia, num hotelzinho bem legal em Torres, pena pegarmos uns dias de pouco sol e muito vento, mas deu para aproveitar bem... Fomos também à Palmeira das Missões visitar meus tios, primos e vozinha e depois para Passo Fundo para a formatura da minha cunhada Fernanda, mais uma advogada na família... Foram mais de 30 dias de férias bem aproveitados, mas a gente só descansa mesmo quando chega em casa.
Gostaria de agradecer a minha esposa por topar me acompanhar todos esses dias (TE AMO Vivi), e aos meus pais e irmã por nos receberem tão bem... AMO TODOS VOCÊS!!! E por isso só posso dizer que minhas férias foram 10!
Mas agora é trabalhar muito, a final de contas férias são boas, mas custam caro...rsrsrsrs.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PRIMEIRA SEMANA DE AULAS...

Minha primeira semana de aula após as merecidas férias foi 10!
Comecei a semana na escola São Domingos, onde trabalho com as quintas séries... é o maior barato!!! São, geralmente, todos pequenininhos, umas graças. Nas turmas da manhã temos em média 38 alunos por sala, nas da tarde uns 27... "Vamo que vamo"! Já no São José comecei na terça-feira. O primeiro ano me deu uma boa impressão (tomara que eu não me engane em galera!), e as aulas de terça e de hoje foram, na minha opinião, bem legais e tranquilas. O segundo ano, "OOOO segundo ano", a galera continua uma conversa só, mas eu adoro eles (vocês), acho um barato trabalhar com essa gurizada, e com certeza as coisas renderão ao máximo porque acredito muito nessa turma. Já o terceirão "meu Deus"! Obrigado pela confiança, e tenham certeza de que vocês chegarão ao fim do ano preparados para arrebentar nos vestibulares e no enem... estou cheio de projetos e idéias para que este ano seja o ano do TERCEIRÃO 2010, e conto com vocês para isso! Já o pessoal do noturno, São José, só no dia 08, espero ansioso...

Que Deus ilumine nosso ano de trabalho e nos abençoe com as vitórias que merecemos...
Obrigado à todos vocês meus alunos(as) por dividirem comigo a alegria desta grande dádiva que é a EDUCAÇÃO!!! Beijos, aos que são de beijos... Abraços, aos que são de abraços...
Prof. Rodrigão.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE BIOLOGIA...

A Biologia é um ramo do conhecimento que exerce grande fascínio em todos que nela se aprofundam, pois tenta explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem. Inicialmente, a biologia tinha um caráter mais contemplativo e descritivo da natureza, no entanto, hoje, os diversos avanços tecnológicos têm permitido um estudo mais investigativo e detalhado dos seres vivos e dos processos biológicos.
Devido à grande diversificação e especialização das áreas de estudo da biologia, é pouco provável que uma única pessoa consiga deter todos os conhecimentos disponíveis nessa grande área. Essa diversificação levou ao surgimento de uma infinidade de termos e conceitos específicos em cada subárea. Infelizmente, o estudante que está iniciando na Biologia, muitas vezes se perde nessa terminologia e acaba por não se entusiasmar com a beleza do conhecimento em biologia. A estrutura do nosso ensino médio e a forma de acesso ao terceiro grau tem estimulado esse tipo de atitude. É meu dever, portanto, mostrar ao estudante que a Biologia é bem mais do que uma simples "decoreba" para passar no vestibular.


A biologia está presente no nosso dia-a-dia e influencia diretamente as nossas tomadas de decisão, mesmo que não se perceba de pronto. Mas basta observarmos o consumo de bebidas alcoólicas, drogas, alimentos geneticamente modificados, agricultura orgânica, AIDS, gravidez na adolescência, higiene, prática de atividades físicas, preservação do ambiente, poluição, são temas que facilmente explicados com os conhecimentos advindos da biologia. Portanto, o estudo desta ciência requer uma postura mais crítica, para que possamos entender os processos biológicos por uma visão holística e assim tomarmos decisões mais coerentes com a realidade que nos cerca. É por essas e outras que...
EU AMO BIOLOGIA!