quinta-feira, 2 de junho de 2011

CEBSJ - TERCEIRÃO B...

ATENÇÃO PESSOAS!!!

O SIMULADO FOI ADIADO PARA SEGUNDA-FEIRA DIA 06/06.

FACEM - TEC. EM ESTÉTICA E COSMÉTICA...

COMEÇA HOJE E VAI ATÉ SÁBADO A SEMANA PEDAGÓGICA DA ESTÉTICA.

PARTICIPEM!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PESCARIA...


999 peixes

Dois pescadores:

- Ontem pesquei 999 peixes.
- Ué, por que não arredonda logo para 1.000 ?
- E você acha que por causa de 1 vou passar por mentiroso ???!!!


quarta-feira, 25 de maio de 2011

HOMEM E CHIMPANZÉ...

ELES TÊM QUASE TUDO EM COMUM

Cientista americano demonstra que homens e chimpanzés apresentam 99,4% de semelhança em seu DNA e reabre um debate da época de Charles Darwin.

João Gabriel de Lima

O que diferencia o ser humano dos outros animais? De acordo com o Gênesis, todos foram criados no sexto dia, mas só o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. "Ele submeterá os peixes do mar, os pássaros do céu, os animais grandes, toda a terra e todos os animais pequenos que rastejam sobre a terra", diz o versículo 26 do primeiro capítulo do primeiro livro da Bíblia. No século XIX, o naturalista inglês Charles Darwin provocou uma das maiores revoluções na história do pensamento ao mostrar, em sua obra A Origem das Espécies, que o homem e os demais primatas tinham ancestrais comuns. Até hoje sua teoria provoca discussões apaixonadas. Em algumas escolas religiosas dos Estados Unidos os livros de Darwin não são ensinados nas aulas de ciências. Mesmo tendo um ancestral comum com o macaco, o homem sempre ocupou uma posição de destaque na classificação dos seres vivos feita no século XVIII pelo botânico sueco Carlos Lineu. Somos os únicos representantes do gênero Homo e da espéciesapiens. Nossos predecessores, como o Homo erectus e oHomo neanderthalensis, estão extintos há milhares de anos. Na semana passada, o cientista americano Morris Goodman sugeriu, em um estudo publicado na revista científica PNAS, que os chimpanzés (Pan troglodytes)fossem incluídos no gênero Homo. Goodman tem um bom argumento para isso. Sua equipe fez uma análise comparativa de amostras de DNA humano e de chimpanzés, mostrando que há 99,4% de semelhança. Segundo o estudo, os chimpanzés estão mais próximos do homem do que de outros primatas, como os orangotangos e gorilas.

A querela surgida no tempo de Darwin opunha cientistas e religiosos. Para a Igreja, era difícil reconhecer que o homem não era uma criação privilegiada de Deus. Em vez de anjos imperfeitos, seríamos, segundo os cientistas, nada mais que macacos aperfeiçoados. O livro de Darwin teve um impacto semelhante ao das teorias de Galileu Galilei, sobre o fato de a Terra não ser o centro do universo. No século XVII, como observou o dramaturgo alemão Bertolt Brecht em sua magistral peça sobre o astrônomo italiano, Galileu teria relegado a principal criação de Deus a um planeta secundário. Na seqüência, Darwin teria rebaixado o status do homem dentro do plano divino. Doze anos depois de A Origem das Espécies, o cientista inglês ainda escreveu A Origem do Homem, texto em que questiona todas as especificidades do ser humano. Seríamos os únicos agraciados com o dom da linguagem? Não, diz Darwin, pois vários animais emitem sons diferentes de acordo com a situação. Na época, sob influência do filósofo alemão Immanuel Kant, achava-se que a principal característica do homem era o sentido de dever, que levaria à criação de um código moral. Darwin não se insurge contra Kant, mas observa que a moral está intimamente relacionada com a sociabilidade, e várias espécies animais desenvolveram formas de vida em comum.

A descoberta de Goodman se insere na área da pesquisa de DNA, que começa a modificar os critérios de classificação dos seres vivos, antes predominantemente morfológicos. O urubu americano, que pertencia à ordem dos falconiformes, foi recentemente incluído entre os ciconiformes – por seu DNA ser mais parecido com o da cegonha do que com o do falcão. "Se hoje, com a genética, temos acesso a novas informações sobre as diversas espécies, temos de levar em conta essas informações", disse Morris Goodman a VEJA. Se começar a valer o critério da semelhança genética, a zebra e o cavalo, por exemplo, que pertencem ao mesmo gênero – Equus –, deveriam ser separados. Afinal, eles têm apenas 97% de semelhança no DNA, menos do que o homem e o chimpanzé. É errôneo supor, a partir do texto de Goodman, que o chimpanzé poderá evoluir até se transformar num homem. "As duas espécies se diferenciaram há 6 milhões de anos, e a partir daí passaram a seguir caminhos próprios", informa Goodman.

O mais interessante de sua pesquisa, no entanto, é que ela traz de volta a questão da época de Darwin. Afinal, o que faz de um ser humano um ser humano? É uma pergunta complexa, e que fica mais difícil de responder a cada nova descoberta científica. Na mesma época em que Darwin escrevia seu clássico A Origem das Espécies, estava em moda o estudo das diferentes raças humanas. Durante um período que se esticou até a metade do século XX, houve quem acreditasse na existência de raças superiores e inferiores. O estudo da genética provou que essa concepção era um disparate. Pode haver mais semelhanças entre o DNA de um sueco e o de um africano do que entre o DNA de um sueco e o de outro sueco. Hoje se sabe que as diferenças entre os povos se devem muito mais a fatores ambientais e culturais do que a raciais – como queria o brasileiro Gilberto Freyre em seu clássico Casa-Grande e Senzala, de 1933. Projetando esse argumento para a totalidade dos seres vivos, pode-se inferir que as diferenças na evolução talvez não se devam apenas a razões genéticas. "É possível encontrar semelhanças incríveis entre o DNA do homem e o de vários animais", acha o geneticista Fabrício Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais, um especialista em evolução. "Só o ser humano, no entanto, foi capaz de transmitir conhecimentos de geração em geração, garantindo o progresso das artes e das ciências." Resta muito ainda a descobrir sobre o 0,6% que faz tanta diferença. "Um homem religioso diria que é exatamente aí que está Deus", escreveu certa vez o biólogo americano Ernst Mayr, um dos maiores especialistas do mundo em Darwin. Um materialista diria que ali estão a inteligência e o raciocínio. O certo é que, graças a esse 0,6%, um ser humano – Beethoven – escreveu a Nona Sinfonia. Um chimpanzé certamente não conseguiria tanto – embora talvez, com algum tempo livre, fosse capaz de criar alguns dos sucessos de pagode e música axé que seus primos sem pêlo produzem...


EDUCADORES E PROFESSORES...

Marcas de Batom no Banheiro...

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas de 12 anos, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom que usavam.

O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.
Fez uma palestra de uma hora, mas no dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram....
No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!
Moral da história: Há professores e há educadores...
Comunicar é sempre um desafio! As vezes precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.

terça-feira, 24 de maio de 2011

GABARITO UNEMAT...

Atenção alunos que fizeram vestibular na UNEMAT, aí está o gabarito da prova de BIO:

- Questão 11: E
- Questão 12: C
- Questão 13: D
- Questão 14: A
- Questão 15: D
- Questão 16: C
- Questão 17: D
- Questão 18: D
- Questão 19: A
- Questão 20: D

CEBSJ - ATENÇÃO PARA PROVAS...




Nesta quinta-feira dia 26.05, serão aplicadas as provas das turmas:

2°ano A: conteúdo - Genética.

3°ano A: conteúdo - Botânica e Evolução.

CURIOSIDADE...

O ARREPIO

Arrepio é uma função corporal humana em resposta ao frio. Quando a temperatura interna do corpo diminui, o reflexo de arrepio é disparado. O grupo de músculos em volta dos órgãos vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa de criar calor gastando energia.

Outras respostas observadas em pessoas com frio (por exemplo, nadadores saindo de uma piscina em um dia de vento frio), são dançar sem sair do lugar, abraçar a si mesmo com os braços ao redor do torso, aconchegar-se e usar isolantes térmico como toalhas.

O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas. O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico.

Em baixas temperaturas, ocorre o arrepio. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico.

DEPOIMENTO DA PROFESSORA AMANDA GURGEL...


DESABAFO PORRETA!

O retrato da educação no RN é o retrato da educação no Brasil.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CEBSJ - COPINHA DE FUTSAL...

No dia 28 de maio acontecerá no ginásio da escola, a 10° copinha de futsal do Centro de Educação Básica São José. Nossos pequenos atletas estão ansiosos pelo começo dos jogos...
A copinha tem sido um sucesso, pois agrega aos alunos o espírito da amizade e confraternização!!! Não deixem de prestigiar nossos pequenos!

BONS JOGOS A TODOS!!!

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE...

Hoje 22 de Maio é o dia internacional da biodiversidade. A biodiversidade é o termo utilizado para definir a variabilidade de organismos vivos, flora, fauna, fungos macroscópicos e microorganismos, abrangendo a diversidade de genes e de populações de uma espécie, a diversidade de espécies, a diversidade de interações entre espécies e a diversidade de ecossistemas.

Mais claramente falando, diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planeta terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.

Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias; e inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre hábitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Biodiversidade inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes. A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência.

Atualmente, estima-se em 1,7 milhões o número de espécies identificadas. O número exato de espécies existentes sobre a Terra é ainda desconhecido e a sua estimação varia entre 5 e 100 milhões.

A extinção das espécies vivas presentes sobre o nosso planeta é um fenômeno natural que se inscreve no quadro do processo da evolução. Contudo, devido às atividades humanas, as espécies e os ecossistemas são hoje objeto de ameaças mais graves do que em qualquer outra época histórica. As perdas tocam particularmente as florestas tropicais onde vivem 50 a 60% das espécies identificadas, assim como os rios e os lagos, os desertos e as florestas temperadas, as montanhas e as ilhas. De acordo com as estimações mais recentes, tendo em conta as taxas atuais de desmatamentos, assistiremos ao desaparecimento de dois a oito porcento das espécies vivas do nosso planeta nos próximos 25 anos.

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. As funções ecológicas desempenhadas pela biodiversidade são ainda pouco compreendidas, muito embora considere-se que ela seja responsável pelos processos naturais e produtos fornecidos pelos ecossistemas e espécies que sustentam outras formas de vida e modificam a biosfera, tornando-a apropriada e segura para a vida.

A diversidade biológica possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. Com tamanha importância, é preciso evitar a perda da biodiversidade e cada vez mais preservá-la.


FONTE: http://www.guiadigital.info

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CEBSJ - 3°ANO MATUTINO...

GABARITO SIMULADO DIA 18/05

1. A
Ao cortar em pedaços, é quebrada a dominância apical, desenvolvendo as
gemas laterais por diminuir a produção de auxina.

2. C
A maior pressão osmótica está nas folhas por causa do D.P.D.

3. B
Os solos mais salinos são hipertônicos em relação as células do tomate, sendo assim, as células perdem água por osmose.

4. D
A glicose é o alimento orgânico dos vegetais sendo produzida nas folhas, com absorção de água e gás carbônico.

5. C
Os compostos nitrogenados como a uréia, são derivados do metabolismo das proteínas - complexos aminas.

SER DIFERENTE É NORMAL...


quinta-feira, 19 de maio de 2011

JORNAL NACIONAL, SÉRIE ESPECIAL EDUCAÇÃO...

Reportagem vinculada no dia 12/05/2011.

Educar é uma arte. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão direta no desenvolvimento do País, pois seria impensável uma nação sem escolas, sem estudo e sem professores.

FESTIVAL DE JUDÔ...

No dia 21/05 acontecerá o festival de JUDÔ, organizado pelo sensei Fábio, com a intenção de preparar os pequenos judocas para o "clima" de uma competição.
Vale a pena prestigiar!!!

Local: Ginásio Flor do Serrado.
Horário: 9hs até 11:30hs
Inscrições: no local