terça-feira, 12 de maio de 2009

COMO DESCARTAR CORRETAMENTE O ÓLEO DE COZINHA USADO...

O descarte consciente do óleo de cozinha usado é necessário para evitar a contaminação dos rios ao ser despejado nas redes de esgoto.
O óleo vegetal, ou óleo de cozinha, é extremamente poluente. Por isso, o descarte consciente deste resíduo é necessário para evitar a contaminação dos rios ao ser despejado nas redes de esgoto. As pessoas não devem jogar o óleo de cozinha usado na pia, ralos, vaso sanitário. Ao fazer isso, provocam o entupimento no encanamento das residências, e contaminam os rios.
Despejar o óleo sobre a terra ou derramá-lo dentro do saco de lixo também não resolve a questão, pois acaba criando uma camada impermeável sobre a superfície, facilitando a ocorrência de enchentes, podendo poluir as águas do subsolo dos rios.
O descarte de óleo de cozinha pela rede de esgoto pode ocasionar encrustação da gordura nas tubulações entre outras conseqüências.
O correto é destinar o óleo para alguma empresa ou ONG especializada na coleta que reaproveite o óleo para fazer sabão ou fabricantes de biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro, entre outros usos. Em geral pagam por litro fornecido, dependendo do volume e distância. Outra opção é doar o óleo usado para cooperativas de catadores.
Se você não conhece nenhuma organização que colete esse resíduo na sua região, uma saída para dar um destino correto ao óleo de cozinha é fazer o sabão em casa. Confira a receita de sabão caseiro do instituto:
Receita de Sabão Caseiro
Ingredientes: 2 litros de óleo de cozinha usado; 350 g de soda em escama; 350 ml de água.
Preparo: Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve. Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos). Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem. Importante Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material muito corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda caustica se dissolva.

sábado, 9 de maio de 2009

VIDA DE PROFESSOR...

Acabei de chegar da minha aula de pós gaduação, foi show! Didática e avaliação em biologia.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

ÁRVORE DENTRO DO PULMÃO...

Lembra quando sua mãe dizia pra você não engolir o caroço da maçã que nasceria uma dentro do seu estômago? Lenda, né? Pois parece que não. Um site russo deu a notícia de que um homem tinha crescendo, dentro do pulmão, uma árvore de 5 centímetros. O paciente chegou ao hospital com dores fortes no peito e tossindo sangue. Depois de ser examinado, os médicos acharam que ele estivesse com câncer e, quando foram fazer a biópsia, encontraram os galhos verdes espetando o órgão. Segundo o site, os médicos acham difícil que o paciente tenha engolido o objeto inteiro. Para eles, é mais provável que a mini-árvore tenha crescido lá dentro. O caso vai ser estudado para entender se existe mesmo a possibilidade de uma planta se desenvolver dentro do corpo humano.
Mesmo sabendo que algo assim é impossível, pois a semente precisa de luz, oxigênio e água para germinar, eu não arrisco mais engolir caroço de melancia....

GRIPE INFLUENZA A CHEGOU AO BRASIL...

O Brasil teve os primeiros casos da nova gripe H1N1 confirmados nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. Apesar da chegada da doença ao país, inicialmente conhecida como gripe suína, o ministro José Gomes Temporão afirmou que a situação está "totalmente sob controle".
CASOS DE SÃO PAULO
* Um dos pacientes de São Paulo esteve no México de 17 a 22 de abril. Começou a manifestar os sintomas da gripe no dia 24, e ficou internado de 29 de abril até a última segunda-feira. Este paciente não corre risco de infectar outras pessoas, pois o período de maior risco de transmissão da doença é de dez dias. Ele passa bem e já recebeu alta.
* O segundo paciente de São Paulo esteve no Estado da Flórida, nos Estados Unidos. Ele chegou ao Brasil no dia 28 de abril e começou a manifestar os sintomas da doença no dia seguinte. Não foi internado porque, na época, a Florida ainda não era considerado área afetada pela doença. O paciente foi mantido em isolamento domiciliar e passa bem. Nenhum dos familiares manifestou os sintomas. Também já recebeu alta.
CASO DO RIO DE JANEIRO
* Este é o único paciente brasileiro que ainda está internado. Ele voltou do México no dia 3 de maio, após manifestar os primeiros sinais da doença no dia anterior, ainda fora do Brasil. Ele está desde terça-feira no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, mas passa bem.
CASO DE MINAS GERAIS
* O paciente esteve no México entre os dias 22 e 27 de abril e começou a manifestar sintomas da doença durante a viagem, no dia 26. Ele foi internado no mesmo dia em que chegou ao Brasil e recebeu alta no dia 29. O paciente ficou em isolamento familiar até a última quarta-feira e passa bem. Também não corre risco de infectar outras pessoas.
____________
FONTE: REUTERS

quinta-feira, 7 de maio de 2009

PARABOLA DA OVELHA PERDIDA...

Esta parabola é muito bonita e expressa a mais pura verdade…

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre seus ombros, gostoso; e chegando à casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc. 15:1-7).
_____________________________________
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." ( Louis Pasteur )

quarta-feira, 6 de maio de 2009

ÁGUA-VIVA IMORTAL ESTÁ DOMINANDO OS OCEANOS

O hidrozoário da imagem acima é tecnicamente imortal, pois consegue retornar à forma juvenil após chegar à maturidade sexual. Essa espécie de água-viva se chama Turritopsis nutricula, e de acordo com pesquisadores o seu número está aumentando de forma alarmante nos oceanos. Já que esse ser não "precisa" morrer, a sua população pode aumentar ininterruptamente. E é isso que está acontecendo: esses animais são originários do Caribe, mas já se espalharam por todo o mundo. O Turritopsis nutricula é um hidrozoário, e é o único animal capaz de se reverter completamente para um estágio mais jovem (pólipo), através de um processo de desenvolvimento celular chamado transdiferenciação. Cientistas acreditam que ele pode repetir indefinidamente esses ciclo, o que o torna imortal. Por isso, essa criatura de apenas 5mm de comprimento é o foco de uma série de estudos biológicos e genéticos que visam entender exatamente como lidar com essa potencial "fonte da juventude"...
________________________

CORPO HUMANO...

Crônica de Pedro Bial sobre o corpo humano, muito legal... assistam.

terça-feira, 5 de maio de 2009

domingo, 3 de maio de 2009

MINHA IRMÃ

Paula Regina
"A ausência está para o amor como o vento para o fogo; extingue o pequeno e aviva o grande." Muitas saudades... muito AMOR... Beijo minha irmão querida!

MEUS PAIS

Seu Antônio e Dona Neuza
A Família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. Meus pais são o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor.

MINHA ESPOSA

Viviane Grando Hahn
Simplesmente o amor de minha vida.Nada no mundo se compara a esta pessoinha... Ela é linda, inteligente, ótima esposa e mãe. Falar da Vivi é falar de amor incondicional, que superou todas as dificuldades: namoros, famíla, distância... Um sorriso maravilhoso, um silêncio misterioso, um beijo delicioso... tudo nela é especial...TE AMO, MUITO... TANTO... SEMPRE...

MEU FILHO...

Pedro Grando Hahn
Meu pequeno pedacinho de gente que traz alegria para todos da casa... Com um sorriso malandro e um olhar meigo (mistura do papai e da mamãe), tu és um menino encantador. TE AMO FILHO.


sábado, 2 de maio de 2009

PENSE NISSO...

"Aqueles que dizem que algo não pode ser feito deveriam sair do caminho daqueles que estão fazendo." ( Joel Barker )

VIDA DE PROFESSOR...

Corrigindo provas, fazendo médias e diários...