PARA BAIXAR OS SLIDES CLIC EM: http://www.4shared.com/file/143538628/9c85f5ba/cursinho_2.htmldomingo, 25 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
DIA DOS PROFESSORES...
SIMULADO 2°A...
- desenvolvimento embrionário;
- tipos de ovos;
- anexos embrionários;
- zoologia
PARABÉNS ALUNOS SÃO JOSÉ...
1° LUGAR - Gabriel Bernardi2° LUGAR - Raquel Potrich3° LUGAR - Lucas Bonfanti4° LUGAR - Lucimara BeserraSIMULADO GAZETA:1° LUGAR - Ana Clara Gatto2° LUGAR - Ana Beatriz Carvalho3° LUGAR - Luisa Steffanello4° LUGAR - Luane Caroline Aquino5° LUGAR - Fernanda da Rocha
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
SIMULADO 3°B...
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS...

PORQUE DOAR:
A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
NOVA DATA DO ENEM...
É isso aí pessoal, o transtorno causado está sendo grande para muitos, mas estejam atentos para a nova data do ENEM, e principalmente em como cada universidade vai se adaptar a ela, para que vocês tenham tranquilidade para a realização das provas.
Continuem estudando... abraço!
PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA...
O instituto afirmou que os três cientistas "resolveram um grande problema da biologia", ao determinarem como os cromossomos são copiados completamente durante a divisão celular e protegidos contra a degradação.
O trio recebeu o prêmio por suas pesquisas sobre a telomerasa, uma enzima que "protege os cromossomos contra o envelhecimento", explicou o comitê em seu comunicado.
A descoberta pode ser a chave da "juventude eterna", uma vez que a enzima determina não apenas o envelhecimento das células, mas também sua evolução no sentido do aparecimento de um câncer.
Blackburn, que é cidadã americana e australiana, dá aula de Biologia na Universidade da Califórnia.
Greider é professora do departamento de Biologia Molecular e Genética da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins.
Já Szostak é membro da Escola de Medicina de Harvard desde 1979 e também é afiliado ao Instituto Médico Howard Hughes.
Tradicionalmente a medicina é a primeira área a receber o prêmio Nobel todos os anos. Os prêmios de Física, Química e Literatura serão anunciados ainda nesta semana, enquanto o Nobel de Economia será divulgado na próxima segunda-feira.
Os prêmios por conquistas nas áreas de ciência, literatura e paz foram entregues pela primeira vez em 1901, de acordo com a vontade do empresário e inventor da dinamite Alfred Nobel.
domingo, 4 de outubro de 2009
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
RECICLE SUA IDÉIA...

Reciclar o lixo é mais do que sinônimo de prática ecologicamente responsável. Além de melhorar o ar, a reciclagem diminui a poluição do ar, do solo, e da água. Especialmente nos grandes centros urbanos, gera empregos em cooperativas, organizações não governamentais e empresas.
Hoje, a maioria dos municípios brasileiros tem programas que separam todo o lixo ou parte dele. A coleta seletiva acontece em 56% dos 5.565 municípios brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Ana Maria Domingues Luz, presidente do Instituto GEA - Ética e Meio Ambiente, diz que a reciclagem é só a terceira fase de ações responsáveis por melhorar o ambiente. - Antes de pensar no destino do lixo, as pessoas precisam ter consicência de que é preciso reduzir o consumo e reutilizar alguns materiais, quando necessário. A dica dos 3 "Rs" (reduzir o consumo, reaproveitar e reciclar) ajuda famílias, condomínios, escolas e empresas a não juntarem montanhas de lixo.
Redução do consumo
Reduzir o consumo não é tão difícil quanto parece. Na hora da compra, vale a pena levar de casa sacolas reaproveitáveis. A Associação Brasileira de Supermercados (Abrasa) diz que a população brasileira consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano. Esse material demora cerca de 400 anos para se decompor na natureza. Por isso, prefira produtos que duram mais e geram menos lixo. Em vez de comprar alimentos como frios e carnes em bandejinhas de isopor, que não podem ser recicladas, leve para casa os alimentos à granel. Também ajudam o ambiente a economia de água e energia. Evite banhos demorados, limpar a calçada com ajuda da mangueira e deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes. Televisões e aparelhos de som devem ser totalmente desligados e tirados da tomada após o uso, para gastar menos energia. Troque as lâmpadas incandescentes de casa por modelos fluorescentes (brancas), que são mais econômicas. Para consumir menos papel, use os dois lados da folha na hora de imprimir, mas pense duas vezes antes de gastar tinta e folhas. Papéis de presente em bom estado e em famílias grandes, fica mais barato e ecologicamente correto levar produtos em embalgans "tamanho família". Até mesmo no preparo de alimentos há maneiras de não desperdiçar. Vários vegetais têm talos, folhas, cascas e sementes que em vez de irem para o lixo, melhoram receitas e rendem novos pratos.
Reutilize produtos A reutilização (segundo R) é praticada de duas maneiras. Na primeira e mais fácil, basta repassar a alguém os produtos que seriam jogados no lixo, mas que ainda têm utilidade. Livros, roupas, materiais escolares em bom estado são alguns exemplos. Outro jeito é dar nova utilidade aos objetos usados. Vidro de palmito vira pote para guardar arroz ou feijão, potes de plásticos servem para armazenar algodão, caixas de sapato guardam brinquedos. Isso vai depender da criatividade de cada pessoa. Depois de tudo isso, ainda existem utensílios que podem ser reciclados, outros vão para os aterros sanitários e lixões. Primeiro, devem ser separados papéis, vidros, metais, plásticos e lixo orgânico (restos de comida). Ana Maria Luz explica que da coleta seletiva à reciclagem existe um grande caminho.
- Em muitas cidades não adianta as pessoas separarem o lixo e deixar na porta de casa. Quando não há coleta seletiva ou se ela não funciona direito, todo o esforço será em vão porque o lixo vai parar no caminhão e se mistura com outros dejetos, inviabilizando a reciclagem.
Depois da separação, procure a prefeitura, cooperativas que recebem materias para reciclagem - algumas retiram objetos em casa - e organizações não governamentais (Ongs).
Fonte: R7
SLIDES DAS REVISÕES (PLANTÃO) 1° E 2° ANOS...
2°ANO: Baixe slides no link:
CONTEÚDOS PARA BIMESTRAIS...
1°C: citologia; mitose; vírus; fluxo de energia; relações ecológicas; tecidos animais; ciclos biogeoquímicos;
BONS ESTUDOS!
sábado, 19 de setembro de 2009
PEIXE DESCONHECIDO ENCONTRADO NA BAHIA...
Estudiosos e pescadores tiveram uma surpresa durante uma experiência no litoral norte da Bahia. Eles levaram um susto, pois nunca tinham visto um peixe tão estranho. Ele não tem carne, nem pele, nem escama. É formado por uma massa que mais parece gelatina.

